Sábado – Pense por si

"Eu, mãe de dois filhos pequenos, trabalhadora, desisti do ensino à distância"

Vanda Marques
Vanda Marques 24 de abril de 2020 às 09:29

Ana Rita é psicóloga, mãe de duas crianças, e decidiu parar com a loucura dos links e dos trabalhos. Conta que dois meses são nada em 12 anos de escolaridade. Escreveu um post que se tornou viral e diz à SÁBADO que muitos pais lhe seguiram o exemplo.

"Sou psicóloga, mãe, e sei que dois meses de ensino em 12 anos que o meu filho vai ter pela frente, não vão fazer diferença. Agora a pressão e o stress de ter a escola a invadir a família terá consequências. Tinha feito uma petição, antes disto começar, porque já tinha noção do que aí vinha. Acho que se devia suspender o resto do ano e não se deviam lecionar novos conteúdos. Mas sim, consolidar o que já deram em propostas adaptadas a cada criança e ao seu ritmo. Porque há pais que têm um filho, outros que têm três. Há quem não esteja em teletrabalho, outros em que estão os dois pais em casa a trabalhar. Ou até quem não tenha recursos. São situações tão diferentes que a maneira de se tentar chegar a todos devia ser uma abordagem mais simples.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.