"Já ligou uma criança de 12 anos com medo de morrer"

'Já ligou uma criança de 12 anos com medo de morrer'
Vanda Marques 29 de abril de 2020

Manuela Peixoto é psicóloga e relata uma chamada com um menor. Pediu logo para falar com os pais. É uma das voluntárias da Linha de Aconselhamento Psicológico da Saúde 24.


Os objetivos são claros: não se trata de psicoterapia, nem acompanhamento psicólogo por telefone. O serviço de aconselhamento psicológico está integrado na linha telefónica do SNS 24 -  808 24 24 24 - a funcionar desde dia 1 de abril e pretende ajudar a lidar com as mudanças profundas na nossa vida e as suas consequências.

Quer seja por afastamento social, isolamento, medo de ficar doente, stress por estar em teletrabalho com crianças em idade escolar, ou apenas pela anseidade desta situação nova, estamos todos a viver uma pressão psicológica nova. Muitas vezes difícil de suportar. Mais difícil ainda para quem já tinha uma condição anterior – ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia, etc. A Ordem dos Psicólogos percebeu a importância de reforçar o apoio à saúde mental nesta fase e em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian, colocaram vários psicólogos a dar apoio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais