Sábado – Pense por si

As histórias dos casais que não conseguem ter filhos

Lucília Galha
Lucília Galha 13 de setembro de 2020 às 08:00

Há pessoas que, mesmo depois de vários tratamentos, não terminam com um bebé no colo ou uma criança nos braços. O que fazer quando um sonho destes se desfaz?

O diagnóstico é quase sempre uma surpresa. E, mesmo quando há obstáculos, acredita-se que com tratamentos é possível conseguir. Mas isso nem sempre acontece. As quatro pessoas que dão cara a este trabalho são exemplos disso: de histórias que não terminam como eles queriam. Rute Branco sabe que vai acabar a vida só a dois, Ana Frota não deixa que a infertilidade a torne amarga, Paula Benoliel ainda faz o luto do filho que nunca teve e Nuno Gonçalves lamenta que os seus genes não sejam transmitidos a outra geração. Acreditam que falar pode ajudar a normalizar. Foi isso que tentaram fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.