Sábado – Pense por si

Como escaparam os maiores criminosos nazis à justiça dos Aliados?

Carolina R. Rodrigues 11 de novembro de 2018 às 08:00

Josef Mengele, o Anjo da Morte, Walter Rauff, o Assassino do Gás, e Otto Wächter, o Carrasco de Cracóvia, foram apenas alguns dos Nazis que conseguiram fugir à justiça recorrendo à ajuda de membros do Vaticano e da Cruz Vermelha. A história destes e outros criminosos de guerra foram investigadas e dissecadas por Eric Frattini, que esteve à conversa com a SÁBADO, no seu novo livro "A Fuga dos Nazis".

O Holocausto, numa versão muito resumida, resultou na morte de pelo menos seis milhões de judeus e na perseguição e aniquilação sistemática deste povo, mas também a outros grupos considerados "indignos" como ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, etc. Oficiais Nazis como Hermann Göring, Adolf Eichmann, Heinrich Himmler e Reinhard Heydrich poderão ser os nomes mais sonantes deste período da história da Humanidade, mas muitos outros tornaram possíveis a "máquina" alemã.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.