Sábado – Pense por si

Não trabalhe mais, trabalhe de forma inteligente

Carolina R. Rodrigues 01 de dezembro de 2018 às 10:00

Morten T. Hansen, num estudo com uma população de 5 mil gestores e funcionários de empresas ao longo de cinco anos, criou com a sua equipa sete práticas baseadas na ciência que podem ajudar qualquer pessoa a fazer mais trabalhando menos, explicadas no seu novo livro Superprofissional.

O regime laboral de oito horas por dia, 40 horas por semana, não se tornou o modelo de trabalho moderno por acaso: no século XVIII, durante a Revolução Industrial, quando as indústrias começaram a maximizar os seus esforços para conseguirem competir no mercado – ou seja, funcionando 24/7 – a norma era pedir aos funcionários para terem horários entre 10 a 16 horas por dia (chegando às 100 horas por semana), porque acreditava-se na altura que trabalhar muito era a chave da eficácia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.