Placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exacta do mundo, segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul
Cientistas concluíram que os babilónios, e não os gregos, foram os primeiros a estudar trigonometria, ao defenderem que uma placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exacta do mundo, foi divulgado esta quinta-feira.
Segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a tabela terá sido, possivelmente, usada por matemáticos antigos para fazerem cálculos na construção de palácios, templos e canais. A trigonometria é o ramo da matemática que estuda os triângulos.
A placa de argila, conhecida pelo nome científico de "Plimpton 322", foi encontrada no início do século XX, na zona que corresponde hoje ao sul do Iraque, pelo arqueólogo e académico Edgar Banks, que inspirou a personagem Indiana Jones, interpretada no cinema pelo actor Harrison Ford, de acordo com um comunicado da universidade australiana.
A peça tem inscritas quatro colunas e 15 linhas de números.
"A nossa investigação revela que 'Plimpton 322' descreve as formas de triângulos de ângulo recto, ao usar um novo tipo de trigonometria baseado em relações, não em ângulos e círculos. É um trabalho matemático fascinante que demonstra um génio inquestionável", referem os autores do estudo num artigo publicado na Historia Mathematica, revista da Comissão Internacional sobre História da Matemática.
Uma tabela trigonométrica permite utilizar uma relação conhecida dos lados de um triângulo de ângulo reto para determinar as outras duas relações desconhecidas.
A equipa de investigadores sugere que a 'Plimpton 322' era uma ferramenta que poderia ter sido usada para fazer cálculos na construção civil, e não para auxiliar o professor na verificação das soluções dos problemas apresentadas pelos alunos, como advogam outros especialistas.
O astrónomo e matemático grego Hiparco (190 a.C - 120 a.C) tem sido apontado como o "pai" da trigonometria, devido à "tabela de cordas", considerada nos manuais como a tabela trigonométrica mais antiga.
Contudo, a equipa de peritos da Universidade de Nova Gales do Sul sustenta que a placa de argila 'Plimpton 322' é anterior em mais de mil anos, traduzindo uma trigonometria mais simples e precisa, que pode ser útil para o estudo e a aprendizagem da matemática moderna.
A 'Plimpton 322', que a comunidade científica pensa ser proveniente da antiga cidade suméria de Larsa, foi datada do período entre 1822 a.C e 1762 a.C, pertencendo, portanto, à civilização babilónica.
Babilónios foram os primeiros a estudar trigonometria. Nao os gregos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.