NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O campeão norte-americano, que já protagonizou um documentário da Netflix, é o novo recordista. Começou a resolver o "cubo mágico" depois de ser diagnosticado com autismo.
Max Park, de 21 anos, quebrou o recorde da resolução do cubo de Rubik 3x3x3 durante uma competição a 11 de junho, nos EUA. Demorou apenas 3.13 segundos até que todas as faces ficassem iguais, e o feito já foi reconhecido pelo Livro de Recordes do Guinness.
A carregar o vídeo ...
Recorde de Max Park
O campeão norte-americano já detinha outros recordes mundiais relativos ao cubo de 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6 e 7x7x7. Agora, superou o chinês Yusheng Du, que em 2018 resolveu o cubo em 3.47 segundos. O momento foi captado em vídeo.
"A atmosfera era elétrica", recordou o pai de Max Park, Schwan Park, em declarações ao Livro de Recordes. "Todos sabiam que ele tinha quebrado o recorde, e eu penso que em parte todos estavam em choque."
Max Park tornou-se campeão mundial aos 15 anos. O cubo de Rubik tornou-se um instrumento importante para treinar a mobilidade fina e mais tarde competências sociais, durante competições, depois de Max ter sido diagnosticado com autismo aos dois anos. Agora, é um embaixador oficial da Rubik, marca com o nome do criador húngaro do também chamado "cubo mágico": Erno Rubik. O cubo foi criado em 1974.
O norte-americano já foi tema de um documentário do serviço de streaming Netflix lançado em 2020, com o nome The Speed Cubers, em que também entra o campeão Feliks Zemdegs. Este último, de nacionalidade australiana, foi a primeira pessoa a quem Max Park, para quem as interações sociais são muito difíceis, pediu um autógrafo e uma fotografia.
A carregar o vídeo ...
Trailer The Speed Cubers
Em Portugal, o recorde nacional de 3x3x3 é detido por Afonso Cláudio Machado, com 5.67s, de acordo com a World Cube Association. Fonte da comunidade portuguesa de resolução de cubos de Rubik, aCubing Portugal, aponta àSÁBADOque o recorde foi batido a 22 de abril de 2023, durante a competição Lisboa Open 2023. Trata-se do 308.º recorde norankingmundial, e o 101.º europeu. As competições nacionais promovidas pela World Cube Association podem ser consultadas aqui.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.