Sábado – Pense por si

Fevereiro, um mês histórico e trágico

Ricardo Santos
Ricardo Santos 07 de fevereiro de 2023 às 11:24
As mais lidas

Eventos, personalidades, feitos, conquistas e nascimentos que ajudaram a fazer a história da Humanidade

Antes dele, nunca um europeu tinha navegado tão longe para sul. Falamos do navegador portuguêsBartolomeu Dias, que dobrou o Cabo da Boa Esperança a 3 de fevereiro de 1488, há 535 anos. O até aí Cabo das Tormentas foi um ponto de viragem, literalmente, na expansão marítima portuguesa. Fica a sul da Cidade do Cabo, na África do Sul, e, antes de lá chegar, Bartolomeu Dias preparou-se no Golfo da Guiné e por toda a costa africana até descobrir o caminho marítimo para a Índia.

Na música, o 3 de fevereiro até teve direito a uma canção - American Pie, de Don Mclean. Em 1959, um acidente de aviação terminou com as vidas dos músicos Buddy Holly, JP"The Big Bopper"Richardson e Ritchie Valens - exato, o do La Bamba. O avião caiu num campo de milho no Iowa, depois de um concerto e de uma viagem ganha por moeda ao ar. É a história "the day the music died", como foi cantada no tema.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.