Sábado – Pense por si

Urgências pediátricas de S.Francisco Xavier e Torres Vedras fecham à noite a partir de abril

As urgências pediátricas de três hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a estar fechadas entre as 21h e as 9h. Os restantes 11 ficam abertos 24 horas.

Os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste vão encerrar à noite a partir de 1 de abril, anunciou hoje a Direção Executiva do SNS.

Cofina Media

Num comunicado enviado às redações, Fernando Araújo explica que "caso não sejam tomadas decisões de reorganização" da atividade de urgências pediátricas, "o mais natural é que estas situações pontuais se agravem de forma irreversível", o que teria consequências "imprevisíveis". Recorrer a uma "rede entre as equipas das insitituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, com o INEM e a Linha de Saúde 24, assim como o planeamento atempado, constitui a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade e confiança para os utentes e os profissionais de saúde", segundo a direção-executiva do SNS.

O Centro Hospitalar de Setúbal mantém-se aberto as 24 horas, mas suspende a atividade ao fim de semana, das 21:00 de sexta-feira às 09:00 de segunda-feira, de 15/15 dias. De fora, ficam apenas três serviços, que só funcionarão das 9h às 21h, que são o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital S. Francisco Xavier, que acaba por manter o horário praticado há vários anos, com os médicos a integrar a escala noturna do CHULC - Hospital D. Estefânia. A Unidade de Torres Vedras, do Centro Hospitalar do Oeste, que já não conseguia cumprir no período noturno os requisitos dos serviços de urgência de pediatria. E o Hospital de Loures, Beatriz Ângelo, que suspende atividade também durante o fim de semana. Este horário foi iniciado a 1 de março.

No âmbito da estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção Executiva garante que nenhum dos 14 Serviços de Urgência de Pediatria desta região encerra. No entanto, o número de unidades fechadas durante o período noturno, entre as 21h e as 9h, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

Outras das propostas que fazem parte da estratégia incluem a promoção de literacia em saúde, reforçar o hábito de contactar a Linha de Saúde SNS24 antes de procurar ativamente cuidados em instituições de saúde, melhorar as condições de entradas de especialistas e internos nos serviços pediátricos. 

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro