Sábado – Pense por si

PSP realiza grande operação de prevenção criminal na zona do Martim Moniz

Lusa 19 de dezembro de 2024 às 17:01
As mais lidas

Operação destina-se à deteção de armas e droga.

A PSP está a efetuar na tarde de hoje uma "operação especial de prevenção criminal" na zona do Martim Moniz, Lisboa, sobretudo para deteção de armas e droga.

Medialivre

Numa nota hoje divulgada, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP adianta que a operação na freguesia de Santa Maria Maior tem como objetivo "alavancar a segurança e tranquilidade pública da população residente e flutuante" e que "está a decorrer na zona da Praça do Martim Moniz, área onde frequentemente se registam ocorrências que envolvem armas".

Fonte da PSP disse à agência Lusa que, além da operação com um "forte dispositivo", representado por várias valências - trânsito, ordem pública, investigação criminal e fiscalização policial - na Praça do Martim Moniz, a rua do Benformoso, onde existe uma grande concentração de imigrantes e comércio está totalmente vedada ao público.

O objetivo da operação é, segundo a PSP, "deter suspeitos da prática de crimes de posse ilegal de arma e apreender armas que eventualmente sejam encontradas no interior de veículos de suspeitos e aumentar o sentimento de segurança das pessoas que habitualmente utilizam os transportes públicos, espaços que dão acesso a estes, bem como nas áreas adjacentes, fiscalizando os utentes suspeitos dos transportes públicos".

A ação da PSP vai igualmente incidir a ação policial "em locais considerados e avaliados de maior risco, exemplo de cafés, associações, entre outros existentes nos locais, considerando a recolha de informações em fase de planeamento e execução das operações".

A operação inclui ainda a execução de seis mandados de busca não domiciliários.

Esta operação, segundo a PSP, está a decorrer em coordenação com a Unidade Contra o Crime Especialmente Violento (UECCEV) do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

"É expectável que a operação potencie a segurança e tranquilidade públicas junto dos cidadãos nos locais referidos, bem como nas suas zonas envolventes, e permita controlar, detetar, localizar, apreender e prevenir a introdução, ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições", afirma a PSP.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.