Na lista de opções, os finalistas do secundário têm cerca de mil cursos por onde escolher em universidades e politécnicos de todo o país, com um total de 52.242 vagas.
Os estudantes que queiram seguir para o ensino superior têm até ao final do dia de hoje para se candidatarem à 1.ª fase do concurso nacional de acesso, que arrancou há duas semanas com mais de 52 mil vagas.
Na lista de opções, os finalistas do secundário têm cerca de mil cursos por onde escolher em universidades e politécnicos de todo o país, com um total de 52.242 vagas, e os resultados desta fase deverão ser conhecidos em 27 de setembro.
O número de lugares disponíveis para o próximo ano letivo aumentou pelo sexto ano consecutivo, depois de, no ano passado, o concurso nacional de acesso ao ensino superior ter registado o maior número de candidatos das últimas duas décadas.
As instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto representam quase metade do total de vagas, e tiveram o maior reforço com mais de 200 vagas adicionais, em relação ao ano anterior, só nas universidades do Porto e na Nova de Lisboa.
A Universidade de Aveiro teve também um aumento semelhante, devido à abertura de três dos 17 novos cursos que vão passar a estar disponíveis no próximo ano e que representam, sobretudo, uma aposta em áreas de tecnologia.
Além destas instituições, houve também um aumento generalizado de 3% nas áreas digitais, sobretudo nas instituições em localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde o aumento foi de 3,4% nestes cursos e 2% na generalidade da oferta.
No ano passado, registou-se um número recorde de candidaturas, com 62.675 estudantes a candidatarem-se à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o maior número "nos últimos 25 anos.
Em resposta, o Governo procedeu ao reforço excecional do número de vagas, uma possibilidade que, para já, não está em cima da mesa, mas que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não afasta "caso circunstâncias excecionais idênticas às do ano transato o voltem a exigir".
À semelhança dos anos anteriores, a candidatura é feita 'online', atravésdo 'site' da Direção-Geral do Ensino Superior, onde também se pode pedir a senha necessária para realizar a candidatura ao ensino superior.
Nesta mesma página é possível ter acesso a toda a informação sobre cursos disponíveis, vagas e condições de acesso.
Primeira fase das candidaturas ao ensino superior termina hoje
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.