Sábado – Pense por si

Pedro Duarte desafia liderança de Rui Rio

04 de agosto de 2018 às 08:41
As mais lidas

O director de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e antigo presidente da JSD, Pedro Duarte, defende uma nova estratégia para o partido.

O director de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa e antigo presidente da JSD, Pedro Duarte, desafiou a liderança de Rui Rio no PSD, numa entrevista ao jornalExpresso, defendendo uma nova estratégia para o partido.

Pedro Duarte, actualmente sem cargos no partido, defende na entrevista aoExpressoque hoje estará nas bancas que "o PSD, tão cedo quanto possível, deve mudar de estratégia e de liderança".

E justifica: "O PSD desistiu de apresentar uma alternativa ao PS e está empenhado em substituir o BE e o PCP no apoio ao Governo socialista".

Diz mesmo que esta estratégia (de Rui Rio) não foi sufragada nas eleições directas do partido e que "os militantes pensavam estar a escolher um candidato a primeiro-ministro, mas na verdade escolheram um candidato a vice-primeiro-ministro".

Quando questionado sobre se está disponível para ser candidato à liderança contra Rui Rio responde sem rodeios: "Sim. Estou preparado para liderar uma nova estratégia no PSD e uma nova esperança para o país, em nome do interesse nacional".

Em vários momentos da entrevista, o ex-deputado explica que o problema não está na opção estratégica de Rui Rio, mas sim no facto de essa estratégia não ter sido sufragada pelos militantes.

"Não peço a Rui Rio que mude as suas convicções. Coisa diferente é ele ter sentido democrático e submeter essa sua visão ao sufrágio de quem ele tem de representar, tendo em conta que não foi isto que o PSD sufragou há poucos meses. Eu não contesto a sua legitimidade formal, mas contesto a legitimidade política", afirma Pedro Duarte.

O antigo secretário de Estado da Juventude do Governo de Durão Barroso diz não ter pensado como é que pode forçar este novo debate interno no partido, recusando criar manobras conspirativas, mas disponível para afirmar o que pensa e "desafiar a liderança do PSD e o partido para que faça esta reflexão".

Rui Rio foi eleito presidente do PSD em 13 de Janeiro, em eleições directas, derrotando com 54% dos votos Pedro Santana Lopes, completando no domingo 100 dias em funções.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.