Sábado – Pense por si

Marcelo e Costa felicitam Avillez por prémio de "melhor cozinheiro do mundo"

05 de fevereiro de 2018 às 20:24
Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

O Presidente da República e o primeiro-ministro felicitaram o chef pelo prémio internacional 'Grand prix de l'Art de la Cuisine'.

O Presidente da República felicitou hoje o chef José Avillez pelo prémio internacional 'Grand prix de l'Art de la Cuisine', destacando que é "um reconhecimento internacional depois do aplauso" ao nível nacional.

José Avillez cozinhou para si
José Avillez
José Avillez cozinhou para si
José Avillez

Com a atribuição do prémio da Academia Internacional de Gastronomia, por unanimidade, de "melhor cozinheiro do mundo", "fica uma vez mais patente a qualidade e a excelência dos profissionais portugueses", escreve Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada no 'site' da presidência.

"[É] um reconhecimento internacional depois do aplauso já conquistado em termos nacionais, estão de parabéns os portugueses, está de parabéns o 'chef' José Avillez", acrescenta o Presidente da República.

"Este é mais um exemplo de que quando somos bons, somos mesmo os melhores", lê-se ainda na mensagem.

Também o primeiro-ministro, António Costa, felicitou José Avillez, a quem deu os parabéns por colocar Portugal "uma vez mais a dar cartas à mesa".

"Parabéns ao José Avillez pela atribuição, por unanimidade, do 'Grand Prix de l'Art de la Cuisine' da Academia Internacional de Gastronomia, em Paris. #Portugal uma vez mais a dar cartas à mesa", escreveu Costa, na sua conta no Twitter.   

O chef José Avillez, com 38 anos, tornou-se hoje o primeiro português a receber o prémio da Academia Internacional da Gastronomia, distinção que considerou que "ajudará a dar ainda mais visibilidade à cozinha portuguesa".

Com este prémio, o mais importante atribuído por esta instituição internacional, com sede em França, Avillez junta-se a nomes da gastronomia mundial igualmente distinguidos, como Alain Ducasse (1993/2007), Ferran Adriá (1994), Massimo Bottura (2010), Joan Roca (2011), René Redzepi (2012/2013), Grant Achatz (2014) e Alex Atala (2015).

José Avillez tem vários restaurantes em Lisboa e no Porto, entre os quais o Belcanto (na capital), com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela publicação Restaurant Magazine.

Ao Beco - Cabaret Gourmet, Mini Bar, Bairro do Avillez, Cantinho do Avillez (em Lisboa e no Porto), Café Lisboa e Pizzaria Lisboa, Avillez adicionou recentemente três novos conceitos: Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel, também na capital portuguesa.

A Academia Internacional de Gastronomia tem como objectivo promover as cozinhas nacionais e regionais e a sua herança cultural por todo o mundo, encorajando também a cozinha contemporânea e a criatividade.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.