Sábado – Pense por si

O cozido à portuguesa (€24) do restaurante Varanda de Lisboa é servido às quintas-feiras
Sofia Parissi

Celebremos: chegou a época do cozido

O frio e a chuva também têm coisas boas: trazem o cozido à portuguesa de volta aos menus dos restaurantes. Mas afinal, de onde vem, que variantes existem e onde o devemos comer?

Sofia Parissi

Os smurfs eram comunistas?

Em 2017, um livro escolar gerou debate público no Uruguai por utilizar as criaturas azuis - que voltaram agora ao cinema - para analisar o comunismo.

Catarina Moura

Bola de Berlim, o que te fizeram?

Com menos açúcar, recheios pouco ortodoxos e até salgadas. Comer uma "bolinha" pode já não ser o que era, mas há pastelarias, restaurantes e praias onde vale a pena arriscar uma extravagância.

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Ângela Marques

Atenção: estes pratos estão quentes

Eis as melhores novidades gastronómicas acabadas de sair do forno, do tacho e da grelha, diretamente para novos restaurantes e ementas renovadas de norte a sul do País.

Vanda Marques

O que não sabe sobre a nova chef Michelin

O prato preferido de Marlene Vieira é cabidela, no seu frigorífico nunca podem faltar ovos e coentros. Adora viajar para conhecer pratos e não vai repetir alforreca.

Raquel Lito

Dentro do bairro de Odair Moniz

Ali vivia o cabo-verdiano há 25 anos e abrira um café há seis meses. Na véspera de ser baleado, foi a uma festa na Cova da Moura. Os contornos do caso continuam por esclarecer. Veja o vídeo.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30