Os melhores refúgios de outono para desligar
Para uma pausa breve ou para um fim de semana longo, a dois ou em família, prepare as malas e faça-se à estrada. Um guia por lugares e sabores de norte a sul de Portugal.
Para uma pausa breve ou para um fim de semana longo, a dois ou em família, prepare as malas e faça-se à estrada. Um guia por lugares e sabores de norte a sul de Portugal.
O primeiro português a ter duas estrelas Michelin cresceu em Cascais, marcado pela morte súbita do pai quando tinha 7 anos. Quis ser arquiteto, mas acabou a conquistar prémios de cozinha - o primeiro no Tavares, onde até toalhas pagou.
Um Congresso de cozinha com debates e pratos de chefs, uma nova versão do musical "Grease" e a quarta edição do Beerfest são algumas das nossas sugestões para este fim de semana.
No fim de semana de 20 e 21 de setembro, a gastronomia volta a ganhar destaque em Cascais. O evento vai contar com a presença de 30 chefs nacionais e internacionais.
Aberto desde janeiro, em Lisboa, o restaurante chefiado por António Lobo Xavier (filho do advogado e político com o mesmo nome) é uma excelente surpresa.
Os restaurantes Belcanto (Lisboa), Il Gallo D’Oro (Funchal), Ocean (Porches) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia) foram premiados com a distinção máxima do Guia Repsol 2025.
A primeira chef portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.
Já é uma tradição nossa: juntámos chefs que estão a despontar na gastronomia nacional e pedimos-lhes que nos apresentassem um prato para a consoada. Conheça estes seis talentos.
Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.
Dois chefs, José Avillez e Kiko, um ator, José Raposo, e um humorista, Nilton, revelam onde gostam mais de jantar com os filhos, sugerem as melhores mesas para dia 19 e lembram memórias em família.
A 27 de fevereiro, a primeira cerimónia de atribuição de estrelas exclusivamente portuguesa vai decorrer no hotel NAU Salgados, em Albufeira. Guia Michelin Portugal vai continuar em 2025.
Volvido pouco mais de um ano, o Chez Chouette, em Lisboa, tem uma nova pulsação. A matriz francesa e portuguesa mantém-se, mas a carta rasgou-se e o espaço renovou-se, ancorado agora na cozinha de António Xavier.
Os donos do espaço, Virgilio Martínez e Pía León, oferecem uma variedade de ingredientes que mostram a identidade peruana. Os menus custam entre os 264 e 306 euros.
"José Avillez oferece uma visão da cozinha portuguesa contemporânea, em que cada prato conta uma história, seja sobre o país, as origens do restaurante ou o próprio chef", define a lista.
O restaurante liderado pelo austríaco Hans Neuner e o chef português aos comandos do Euskalduna arrecadaram as principais distinções numa noite com outros destaques.
Encanto, de José Avillez e João Diogo, em Lisboa, é o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo guia em Portugal.