Sábado – Pense por si

Incêndios: Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Lusa 18 de julho de 2025 às 07:15
As mais lidas

O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.

Mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bombeiros, incêndio xx
Bombeiros, incêndio xx

Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve apresentam hoje perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o IPMA.

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado no litoral norte e centro, com ocorrência de chuva fraca ou chuvisco, vento forte na faixa costeira da região sul e nas terras altas e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).

Artigos Relacionados

Sinais do Tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.