Sábado – Pense por si

Covid-19: ASAE instaura 38 contraordenações em restaurantes e bares

21 de agosto de 2021 às 13:31
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A operação fiscalizou 163 operadores económicos em dez concelhos de norte a sul do país. Cinco estabelecimentos foram suspensos temporariamente.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 38 processos de contraordenação numa operação de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas na sexta-feira à noite, anunciou este sábado.

A operação fiscalizou 163 operadores económicos em dez concelhos de norte a sul do país, tendo registado 38 infrações puníveis com coima, "no cumprimento das regras aplicáveis no contexto da pandemia da doença da covid-19", segundo a mesma fonte.

Cinco estabelecimentos foram "suspensos temporariamente, por incumprimento das regras estabelecidas".

A operação da ASAE, com a colaboração da PSP e da GNR, visou as localidades de Ovar, Ponte de Lima, Vila Real, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Castelo Branco, Nazaré, Quarteira e Vilamoura, no concelho de Loulé, e Albufeira.

Das 38 contraordenações instauradas, 19 foram "por falta de observância do dever de apresentação e detenção de certificado digital ou testes covid, por parte de clientes", seis por "inobservância das regras de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares", três "por falta de observância do dever de solicitação e verificação, por parte dos responsáveis de estabelecimentos, do certificado digital ou testes Covid",  duas por "falta de observância das regras de ocupação, de lotação, de permanência e distanciamento físico" e uma por "venda de álcool a menores".

A ASAE garante que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional", para garantir o "cumprimento das regras de saúde pública determinadas pela situação pandémica".

O Governo anunciou na passada sexta-feira que Portugal vai deixar de estar em estado de calamidade devido à evolução da pandemia, passando a estado de contingência no que diz respeito às medidas para conter a covid-19, permitindo o levantamento de algumas restrições.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?