Sábado – Pense por si

Costa aponta PSD como o derrotado das autárquicas

02 de outubro de 2017 às 00:28
As mais lidas

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o resultado das eleições autárquicas "reforça" politicamente a maioria parlamentar

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o resultado das eleições autárquicas "reforça" politicamente a maioria parlamentar que suporta o Governo, apontou o PSD e não a CDU como o grande derrotado da noite eleitoral.

Estas foram em síntese as principais mensagens deixadas por António Costa, numa conferência de imprensa em que salientou que nestas eleições autárquicas o PS conseguiu ainda mais presidências de câmaras e mais votos do que em 2013.

Questionado sobre a possibilidade de o Governo ser mais pressionado pelo PCP a partir de agora, depois de a CDU ter perdido várias câmaras para os socialistas, António Costa recusou esse cenário e essa leitura dos resultados eleitorais: "Há claramente um derrotado nestas eleições, que é o PSD".

"Procurar outros derrotados é procurar disfarçar a leitura essencial que há a retirar destas eleições. Há uma vitória do PS e, com a vitória do PS, há um reforço da mudança que no quadro parlamentar foi iniciada há dois anos", declarou o líder socialista, que se encontrava ladeado pelo presidente do seu partido, Carlos César, e pela secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).