Sábado – Pense por si

As letras vão estar em destaque nos Dias da Música

Os Dias da Música estão de volta ao Centro Cultural de Belém de 28 a 30 de Abril. A edição deste ano está submetida ao tema As Letras da Música

Cinquenta concertos compõem a programação da edição deste ano dos Dias da Música, a decorrer no Centro Cultural de Belém (CCB), de 28 a 30 de Abril, subordinadas ao tema As Letras da Música. A informação foi anunciada esta terça-feira.

O festival abre com um concerto da Orquestra Sinfónica Metropolitana e do Coro da Fundação Princesa das Astúrias, que interpretarão Ivan, o Terrível, de Prokofiev, a música do filme de Sergei Eisentein, em versão de Oratória, com arranjos de Abram Stasevich.

Orçados em 470 mil euros, os Dias da Música têm este ano o maior número de espetáculos de ópera e de óperas completas, disse o presidente do conselho de administração do CCB, Elísio Summavielle, na apresentação da iniciativa à imprensa, feita hoje, em Lisboa.

Para discutir a relação entre a música e as palavras vão marcar presença nos Dias da Música de 2017 o violoncelista russo Pavel Gomziakov, a violinista responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, Tatiana Samouil, o pianista português, há pouco reconhecido em Inglaterra como um dos melhores do mundo, Artur Pizarro, a Orquestra Sinfónica e a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Metropolitana, o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, ou a Orquestra XXI que integra músicos portugueses com lugares de destaque nas principais orquestras mundiais.

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.