Sábado – Pense por si

Museu de Arte Antiga exibe pintura de Canaletto do Canal Grande

A pintura O Canal Grande a partir do Campo San Vio, de Il Canaletto, vai estar em exposição no MNAA a partir de 22 de Março

A pintura O Canal Grande a partir do Campo San Vio, de Canaletto (1697-1768), proveniente do Museu de Arte do Luxemburgo, vai ser exibida no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de quarta-feira, 22 de Março.

De acordo com o MNAA, a obra vai ser exibida no âmbito do ciclo Obra Convidada, dentro da programação anual do museu.

A pintura, cuja inauguração está marcada para as 18h00 de quarta-feira, representa uma vista do Canal Grande a partir do Campo San Vio, um dos ângulos de Veneza preferidos de Giovanni Antonio Canal, conhecido por Il Canaletto. O artista criou mais de uma dezena de pinturas a partir dessa perspectiva do Canal Grande.

Canaletto foi considerado o maior dos artistas venezianos do seu tempo.

O ciclo de exposições Obra Convidada já apresentou no MNAA algumas obras de arte de grandes museus nacionais e estrangeiros, como o Velho de Lucas Cranach, que veio "emprestado" do The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.