Sábado – Pense por si

17 detidos e 38 armas apreendidas em fiscalização

22 de junho de 2015 às 19:59
As mais lidas

A intervenção ocorreu na quinta-feira passada, dia 18 de Junho, e nela foram confiscados mais de 21 mil artigos pirotécnicos

A PSP anunciou hoje a detenção de 17 pessoas e apreensão de 38 armas no âmbito de uma operação de fiscalização realizada em todo o país junto de armeiros, pirotecnias e locais de emprego de explosivos.

 

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública adianta que durante a operação, denominada "Armex", foram também detectadas 67 infracções, a maioria relacionada com a renovação e caducidade de licenças, e a apreendidas 1.067 munições, maioritariamente de caçadeiras.

 

Segundo a PSP, 28 das 38 armas apreendidas eram caçadeiras.

 

Durante a operação de 24 horas, que se realizou na passada quinta-feira, a PSP apreendeu ainda 21.595 artigos pirotécnicos, nomeadamente rastilho, cordão detonante, detonadores, ligadores.

 

A PSP refere também que no âmbito da operação foram fiscalizadas 18 pedreiras, 33 armeiros, nove pirotecnias, dois estanqueiros e uma fábrica.

 

No comunicado, a Polícia diz ainda que vai manter "um elevado nível de fiscalização nesta área operacional" para garantir "o correto uso e manuseamento de todos os compostos e derivados de explosivos", tendo em conta os cuidados a ter no porte e uso de armas de fogo para diminuir o número de acidentes com este tipo de matérias sensíveis.

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.