Sábado – Pense por si

Rainha Sofia: moderna, cosmopolita e mística

Sónia Bento
Sónia Bento 10 de maio de 2021 às 14:02

Quando chegou a Espanha, há quase 40 anos, Sofia da Grécia era muito à frente do seu tempo e tornou-se no valor mais sólido da monarquia. La ultima reina apresenta uma análise da última consorte de sangue real.

Bisneta, neta, filha, mulher e mãe de reis, Sofia da Grécia é a última rainha consorte europeia de sangue real. Desde que chegou a Espanha, em 1963, com o marido, o então príncipe D. Juan Carlos, a sua determinação era clara: defender a Coroa e a sua família. É assim que a mãe do Rei Felipe VI é descrita pela jornalista e escritora Carmen Gallardo, no livroLa ultima reina, publicado no passado dia 28, em Espanha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.