Sábado – Pense por si

Príncipe Harry contesta em tribunal perda de proteção policial no Reino Unido

Luana Augusto
Luana Augusto 08 de abril de 2025 às 12:11
As mais lidas

O filho mais novo do rei britânico está a tentar reverter uma decisão judicial que decidiu, em fevereiro de 2020, que o príncipe deixaria de receber proteção policial por ter abandonado os deveres reais.

O príncipe Harry compareceu esta terça-feira no Palácio da Justiça, em Londres, para lutar contra o governo no caso em deixou de ter direito à proteção policial dada à família real. À chegada, o filho mais novo do rei Carlos foi visto a acenar para os fotógrafos.

AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Harry está a tentar reverter uma decisão da primeira instância, de fevereiro de 2020, segundo a qual o príncipe deixaria de receber proteção policial no Reino Unido, por ter abandonado os deveres reais e se ter mudado para os Estados Unidos.

Um tribunal já havia negado o seu pedido para pagar de forma privada a uma equipa policial, durante o tempo em que vivia no Reino Unido. O juiz concordou com a argumentação do advogado do governo britânico nesse caso que referiu que os agentes da polícia não deveriam ser usados como "guarda-costas particulares dos ricos".

Ao avançar com este processo judicial, Harry desafia as convenções da família real, ao levar o governo a tribunal. O irmão de William também já processou tabloides britânicos, que considera serem sensacionalistas, tendo vencido esse caso.

Nos últimos dois anos, Harry fez apenas algumas aparições nos vários processos que moveu desde que se afastou dos deveres reais e se mudou com a família para os EUA. Entre elas destaca-se, por exemplo, o momento em que Harry avançou com um processo sobre os jornais britânicos onde os acusava de terem acedido de forma ilegal às suas chamadas telefónicas, isto durante o tempo em que ainda pertencia à realeza. Ganhou este processo com o juiz a considerar que este tipo de acessos ilegais telefónicos eram "generealizados e habituais".

Noutro caso, o duque de Sussex retirou um processo de difamação contra o editor do Daily Mail por um artigo que sugeria que Harry estaria a tentar esconder os seus esforços para continuar a receber segurança financiada pelo governo.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro