NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O filho mais novo do rei britânico está a tentar reverter uma decisão judicial que decidiu, em fevereiro de 2020, que o príncipe deixaria de receber proteção policial por ter abandonado os deveres reais.
O príncipe Harry compareceu esta terça-feira no Palácio da Justiça, em Londres, para lutar contra o governo no caso em deixou de ter direito à proteção policial dada à família real. À chegada, o filho mais novo do rei Carlos foi visto a acenar para os fotógrafos.
AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Harry está a tentar reverter uma decisão da primeira instância, de fevereiro de 2020, segundo a qual o príncipe deixaria de receber proteção policial no Reino Unido, por ter abandonado os deveres reais e se ter mudado para os Estados Unidos.
Um tribunal já havia negado o seu pedido para pagar de forma privada a uma equipa policial, durante o tempo em que vivia no Reino Unido. O juiz concordou com a argumentação do advogado do governo britânico nesse caso que referiu que os agentes da polícia não deveriam ser usados como "guarda-costas particulares dos ricos".
Ao avançar com este processo judicial, Harry desafia as convenções da família real, ao levar o governo a tribunal. O irmão de William também já processou tabloides britânicos, que considera serem sensacionalistas, tendo vencido esse caso.
Nos últimos dois anos, Harry fez apenas algumas aparições nos vários processos que moveu desde que se afastou dos deveres reais e se mudou com a família para os EUA. Entre elas destaca-se, por exemplo, o momento em que Harry avançou com um processo sobre os jornais britânicos onde os acusava de terem acedido de forma ilegal às suas chamadas telefónicas, isto durante o tempo em que ainda pertencia à realeza. Ganhou este processo com o juiz a considerar que este tipo de acessos ilegais telefónicos eram "generealizados e habituais".
Noutro caso, o duque de Sussex retirou um processo de difamação contra o editor do Daily Mail por um artigo que sugeria que Harry estaria a tentar esconder os seus esforços para continuar a receber segurança financiada pelo governo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.