Sábado – Pense por si

O mistério das mortes de Gene Hackman e de Betsy Arakawa

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de fevereiro de 2025 às 20:21
As mais lidas

O ator e a mulher foram encontrados sem vida dentro de casa e suspeita-se que tenham caído de forma súbita. Um cão morreu, mas dois sobreviveram. Investigação está em curso.

A morte de Gene Hackman e da sua mulher, Betsy Arakawa, será alvo de investigação pelas autoridades, apesar de numa primeira fase a polícia ter indicado que não há vestígios de intervenção de terceiros. O casal foi encontrado morto esta quinta-feira por duas pessoas que trabalhavam na casa, e que não sabiam nada do casal há duas semanas. 

Ralph Dominguez/MediaPunch /IPX

Segundo a imprensa norte-americana, os corpos apresentavam os primeiros sinais de decomposição. Gene Hackman, de 95 anos, foi encontrado morto no hall de entrada, vestido com uma t-shirt azul, calças de fato de treino cinzentas e chinelos, e com os óculos de sol e a bengala ao seu lado. A mulher, de 64 anos, estava deitada na casa de banho com um aquecedor junto à cabeça que se suspeita ter caído ao mesmo tempo que ela. Num balcão, estavam um frasco de medicamentos que tinham sido prescritos - não foi revelado de que substância se tratava - e vários comprimidos espalhados. 

As autoridades creem que os dois caíram de forma súbita. Contudo, até agora não detetaram sinais de fuga de gás nem de monóxido de carbono, hipótese que tinha sido levantada pela filha do ator, Elizabeth Jean Hackman. 

AP Photo/Roberto E. Rosales

Além do casal, também um cão, de raça pastor alemão, foi encontrado morto num armário da casa de banho, segundo a polícia. Outros dois cães foram encontrados vivos, um na casa de banho e outro dentro de outra divisão. 

A porta da casa estava entreaberta, mas a polícia adianta que não existem sinais de entrada forçada, nem de violência nos corpos. "As circunstâncias que rodeiam a morte dos dois indivíduos são suspeitas o suficiente ao ponto de requererem buscas e investigação", sustenta o detetive Roy Arndt, cuja declaração é citada pelo The New York Times. Por isso, serão recolhidos objetos, documentos, narcóticos e substâncias inflamáveis. Os relatórios da autópsia e dos exames toxicológicos deverão demorar entre quatro e seis semanas, segundo o gabinete médico-legal do Novo México. Só depois será apurada a causa da morte. 

Gene Hackman e Betsy Arakawa casaram-se em 1991 e viviam em Santa Fe, Novo México, onde se situa a casa, desde o fim dos anos 80. A casa onde foram encontrados tinha quatro quartos e foi construída em 1997. Tinha um valor de mercado estimado em mais de quatro milhões de dólares (3,8 milhões de euros). 

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.