Sábado – Pense por si

Morreu Gina Lollobrigida, a musa do cinema italiano

SÁBADO
SÁBADO 16 de janeiro de 2023 às 11:56
As mais lidas

Atriz tinha 95 anos.

A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu aos 95 anos, refere a agência de notícias italiana, ANSA.

REUTERS/Mario Anzuoni

Lollobrigida foi a musa do cinema italiano na década de 1950, e a par com Sophia Loren, foi responsável pela criação da imagem da diva italiana. Mais tarde tornou-se fotógrafa e escultora e, em setembro, foi candidata ao senado italiano.

Começou a sua carreira ainda adolescente nas fotonovelas, mas foi o cinema que a tornou mundialmente conhecida. Terminou a carreira com filmes televisivos na década de 1990. Recebeu o Globo de Ouro pelo filmeTorna a settembre, sete David di Donatello (os mais importantes prémios cinematográficos de Itália) e dois Nastri d'argento (os prémios do sindicato nacional de jornalistas do cinema italiano).

Luigia Lollobrigida nasceu em Subiaco (cidade da região da Lazio), a 4 de julho de 1927, numa família de fabricantes de móveis que perdeu tudo na Primeira Guerra Mundial. Mudou-se para Roma, em 1944 onde se inscreveu no Instituto de Belas Artes. Para financiar os estudos começou a desenhar caricaturas e a posar para fotonovelas sob o pseudónimo de Diana Loris.

Em 1947 ficou em terceiro lugar no concurso Miss Itália. Na ficha de inscrição, nas suas aspirações escreveu: "Fazer alguma coisa de sério com as minhas capacidades", refere o jornalLa Repubblica. Fez várias participações em filmes nos anos seguintes, mais para se sustentar do que por gosto. Em 1950, um ano depois de ter casado com o médico esloveno Milko Skofiv, ruma a Hollywood, a convite do produtor Howard Hughes. Não gostou da experiência e regressou a Roma.

Entre os seus sucessos contam-se Campane a martello, de 1949, Achtung, Banditi! (1951) ouAltri Tempi(1952). Mas o seu maior sucesso será em 1953 quando faz deBersagliera(nome pelo qual ficou conhecida por uma geração) emPão, Amor e Fantasia. O sucesso internacional chegou ao lado de Humphrey Bogart, em 1954, emBeat the Devil. No ano seguinte, protagoniza o filme que acabaria por se tornar um dos seus epítetos,A Mulher Mais Bonita do Mundo.

Em 1957 nasceu o seu único filho. Acabaria por se divorciar de Skofiv 17 anos depois de ter casado. Não voltaria a casar.

Lollo, como era carinhosamente tratada em Itália, foi ordenada Cavaleira da República, em 1996. Em 1999 foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU para a Alimentação e a Agricultura.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.