Sábado – Pense por si

Edward Norton descende de Pocahontas... mas também de esclavagistas

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 04 de janeiro de 2023 às 22:04
As mais lidas

O ator norte-americano entrou no episódio de estreia da nova temporada de um programa televisivo que investiga os antepassados das celebridades.

O ator norte-americano Edward Norton descobriu que era descendente da nativa americana Pocahontas, mas também de esclavagistas, num programa televisivo do canal PBS. Durante o episódio de estreia da nova temporada do programa Finding Your Roots, o ator revelou que já tinha ouvido que a sua família estava ligada a Pocahontas: já a revelação sobre a escravatura foi uma surpresa. 

REUTERS/Brendan McDermid

"Pocahontas é de facto a sua avó em 12º grau", confirmou Henry Louis Gates Jr., o apresentador do programa que explora as histórias dos antepassados das celebridades convidadas. 

Edward Norton foi promover o filmeGlass Onion.O episódio de estreia da nona temporada foi transmitido na passada terça-feira e Henry Louis Gates Jr. contou-lhe que a história que considerava ser apenas uma "lenda de família" era real.

A carregar o vídeo ...

Ao traçar a sua ascendência, o historiador referiu que os avós em 12º grau de Edward Norton eram John Rolfe e Pocahontas, a filha de Powhantan, chefe de uma tribo de nativos americanos. O casal casou-se no dia 5 de abril de 1614 em Jamestown, Virgínia, e Pocahontas acabou por morrer em 1617 em Inglaterra, enquanto John Rolfe morreu em 1622.

No entanto, a ligação do também protagonista do filme Fight Cluba Pocahontas não foi a única descoberta chocante sobre a história da sua família. Apesar de o apresentador ter referido que a 12º geração foi "o mais longe que conseguiu ir", Henry Louis Gates Jr revelou ainda que os seus familiares foram donos de escravos, num passado bem mais recente.

O seu avô em 3º grau manteve "sete humanos em cativeiro" incluindo um homem de 55 anos, uma mulher de 37 anos e crianças de 10, 9, 8, 6, e 4 anos.

Sobre esta revelação, Edward Norton referiu que estava desconfortável e que todas as "pessoas se deveriam sentir desconfortáveis com isso". Aproveitou ainda para afirmar que os Estados Unidos precisam de aceitar, combater e julgar essa parte da sua história.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro