Sábado – Pense por si

Do "menino Jorge" ao presidente da Associação de Estudantes

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de setembro de 2021 às 10:03

Quando entrou na faculdade, a família referia-se a ele como "o defensor e o regedor do Reino das empregadas". Passou anos a dormir em sofás-cama, era bom aluno até chegar à universidade e jogou pingue-pongue com Miguel Torga.

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu um dia depois da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop, responsável por dividir a Polónia em várias partes. Assinado a 17 de setembro de 1939 pacto entre União Soviética e o III Reich foi um dos primeiros grandes momentos da II Guerra Mundial. Um dia depois nascia, na Maternidade Bensaude, em São Sebastião da Pedreira, o filho de Arnaldo Sampaio e Fernanda Branco Sampaio, que receberia o nome de Jorge. Nesse mesmo dia, as tropas nazi invadem Varsóvia, um dia depois das tropas estalinistas entrarem na capital polaca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.