Sábado – Pense por si

Do "menino Jorge" ao presidente da Associação de Estudantes

Diogo Barreto
Diogo Barreto 11 de setembro de 2021 às 10:03

Quando entrou na faculdade, a família referia-se a ele como "o defensor e o regedor do Reino das empregadas". Passou anos a dormir em sofás-cama, era bom aluno até chegar à universidade e jogou pingue-pongue com Miguel Torga.

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu um dia depois da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop, responsável por dividir a Polónia em várias partes. Assinado a 17 de setembro de 1939 pacto entre União Soviética e o III Reich foi um dos primeiros grandes momentos da II Guerra Mundial. Um dia depois nascia, na Maternidade Bensaude, em São Sebastião da Pedreira, o filho de Arnaldo Sampaio e Fernanda Branco Sampaio, que receberia o nome de Jorge. Nesse mesmo dia, as tropas nazi invadem Varsóvia, um dia depois das tropas estalinistas entrarem na capital polaca.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.