Sábado – Pense por si

Como funciona a empresa real britânica, SA

Sónia Bento
Sónia Bento 11 de março de 2021 às 14:00

A família de Isabel II é conhecida como “A Firma” por movimentar milhões que vêm do aluguer de imóveis, de empresas de energia eólica ou de castelos. O património da Casa Real até tem conselho de administração. E os Windsor só custam a cada britânico 5 euros por ano.

A Casa de Windsor é um grande negócio, com mais altos e baixos que o mercado de ações. A imprensa britânica refere-se à família real como "A Firma". No filme O Discurso do Rei, de 2010, George VI usou a expressão: "Não somos uma família, somos uma empresa" e, ao que consta, a sua filha Isabel II também costuma utilizá-la em privado. O príncipe Filipe de Edimburgo, de 98 anos, e casado com a Rainha há 72, tem sido o mais empenhado em fazer com que os membros da família evitem qualquer polémica que atraia os tabloides e que afete a reputação da monarquia – e consequentemente os seus negócios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.