Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Na Turquia, a autocracia total está só a um passo

A detenção de Ekrem Imamoglu, o popular autarca de Istambul e rival de Recep Erdogan pelo poder, fez rebentar os protestos e a repressão. Os manifestantes, na maioria jovens, resistem à deriva total para a autocracia.

Talvez crónica

Um pouco mais suportável

Quando eu tinha 19 anos, um encenador e amigo deu-me a conhecer o concerto de Colónia do Keith Jarrett. Foi talvez o presente mais bonito que recebi até hoje, um som salvífico que nasceu num dia em que nada era suposto nascer.

Talvez crónica

Um corpo sem nome

A indiferença de quem sabe e cala é uma forma ainda mais profunda de violência. A comunidade tem uma responsabilidade, porque a violência não é um problema individual, é um problema colectivo. A vergonha que envolve o tema não é só das vítimas, é também nossa.

Talvez crónica

Pandemia motivacional

Cada vez se fala mais de saúde mental, mas é possível que nunca tenha havido tanto desrespeito pelo tema. Não é moda no Instagram ou no Tik Tok que, alguém sem formação para isso, se arrisque a dizer como operar uma cabeça que esteja partida por fora. Mas espanta-me as muitas que arriscam correr o perigo de dizer como acham que se trata uma cabeça partida por dentro.

Maria Henrique Espada

Governo: o Spin de verão que soou mal

A silly season ficou marcada por alguns momentos infelizes no discurso do executivo. Do “é estrutural” ao “agora é que vai ser”, várias justificações geraram críticas. O que é que correu mal? O "mata-borrão" foi de férias, aponta um especialista.

Márcia
Tiago Neto

Márcia: "A minha urgência é arrumar as coisas"

Na música, como na poesia, há sempre uma paisagem de urgência, ou assim o diz Márcia. 'Picos e Vales', o seu sexto disco, é retrato disso mesmo – e de uma voz interior que só sossega na composição.

Urbanista

Catastrofista, eu?

É o elefante na sala de que ninguém quer ver, tal como os milhões que entregamos a bancos falidos sem que disso se fale abertamente, ou as contestações que levam a prescrições do que não poderia, jamais prescrever: a corrupção.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30