Sábado – Pense por si

GPS

Cleo Diára de "O Riso e a Faca" vence prémio de Melhor Atriz em Cannes

Trata-se de uma distinção inédita para o cinema português.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Cleo Diára de 'O Riso e a Faca' vence prémio de Melhor Atriz em Cannes
Luana Augusto 23 de maio de 2025 às 22:02
DR

A cabo-verdiana Cleo Diára foi distinguida com o prémio de Melhor Atriz na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cinema de Cannes, pela sua interpretação em O Riso e a Faca- uma longa-metragem do realizador Pedro Pinho. Trata-se de uma distinção inédita para o cinema português.

Cleo Diára é uma artista cabo-verdiana que trabalha entre o teatro, o cinema e a performance. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, já participou em peças como Aurora Negra e A Missão da Missão. No cinema, integrou filmes como Diamantino, Verão Danado e Nha Mila. Além disso, passou também pela televisão, em séries como Vai Ficar Tudo Bem

Em O Riso e a Faca a longa-metragem conta história de Sérgio, um engenheiro ambiental português que viaja para uma metrópole da África Ocidental. Ali, começa a trabalhar para uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a selva, e envolve-se numa relação íntima com dois habitantes da cidade, Diara e Gui. 

Do realizador Pedro Pinho, esta é já a quinta vez que o português presenteia festivais de renome com as suas produções. Aconteceu com a Fábrica de Nada (2017), As Cidades e as Trocas (2014), Um Fim do Mundo (2013) e Bab Sebta (2008).

"O cinema produz-se a partir da experimentação. Este filme, como tantos outros, é uma tentativa. Por não nos limitarmos a reproduzir fórmulas pré-existentes, avançámos de falha em falha até à forma final", avançou a produtora Uma Pedra no Sapato em comunicado. "Para podermos estar aqui, dependemos de dezenas, centenas de cineastas, atores, técnicos que fizeram as suas próprias tentativas e experimentações. O seu esforço, o seu risco e a sua inventividade alimentaram-nos."

A estreia desta equipa no Festival de Cannes aconteceu a 18 de maio, no dia em que Portugal foi a eleições. Em comunicado, a produtora disse, por isso, temer que os apoios públicos ao cinema em Portugal estejam em "risco de sofrer transformações estruturais". "Apelamos a todos que estejam atentos e que possamos usar as nossas energias para impedir que tal venha a acontecer."

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)