Sábado – Pense por si

Na Turquia, a autocracia total está só a um passo

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 02 de abril de 2025 às 23:00

A detenção de Ekrem Imamoglu, o popular autarca de Istambul e rival de Recep Erdogan pelo poder, fez rebentar os protestos e a repressão. Os manifestantes, na maioria jovens, resistem à deriva total para a autocracia.

Berkay Gezgin estava a chegar ao parque de estacionamento onde estacionara a mota, perto da câmara municipal de Istambul, quando foi capturado pelas forças de segurança que o esperavam. Gezgin não é o jovem médio de 21 anos na Turquia. É o um dos símbolos do apoio dos jovens a Ekrem Imamoglu, o autarca de Istambul cuja detenção este mês levou a uma explosão de apoio popular – e, ao mesmo tempo, de resistência contra o autoritarismo cada vez maior do Presidente Recep Erdogan. Gezgin foi um dos cerca de 2.000 detidos numa semana e para o seu advogado, citado na imprensa internacional, a mensagem da detenção também foi pensada para os pais dissuadirem a participação dos filhos nos protestos. Essa dissuasão, se aconteceu, não teve resultado – dias depois, uma multidão ainda maior encheu as ruas de Istambul em apoio ao autarca preso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.