
João Perestrelo: "A religião constitui um dos mais sólidos fatores de proteção da saúde mental"
Há cada vez mais jovens em sofrimento psicológico e temos de criar ferramentas para ultrapassar esta situação, alerta o psiquiatra.
Há cada vez mais jovens em sofrimento psicológico e temos de criar ferramentas para ultrapassar esta situação, alerta o psiquiatra.
Os monarcas britânicos não vão passar pelo Vaticano durante a sua viagem oficial à Itália onde se vão reunir com o presidente e a primeira-ministra. Francisco teve alta hospitalar no domingo mas enfrenta dois meses de convalescença.
Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, referiram que o Papa vai enfrentar um período de convalescença de pelo menos dois meses. Durante os quais deve ainda estar sujeito a oxigénio e realizar exercícios respiratórios, explica Tiago Alfaro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.
A vice-presidente da Associação de Reabilitação e Integração Ajuda considera que a nova Lei de Saúde Mental é positiva mas não é exequível. E teme que as pessoas que agora vão ser libertadas fiquem desamparadas.
A orca, mantida no Aquário de Miami por cinco décadas, tem 57 anos, cerca de 6 metros de comprimento e de 3.200 quilos.
Para todo o lado para onde olho, só vejo certezas. E não são certezas modestas, são certezas absolutas. Tudo é absolutamente preto ou branco, subtraiu-se o cinzento. A falta que faz a dúvida.
Milhares de pessoas tomam LSD, cogumelos mágicos e MDMA, em microdoses que não provocam alucinações, para melhorar o humor e aumentar a energia. As drogas ainda são ilegais, mas duas delas estão em vias de ser aprovadas para uso médico.
"Nunca me considerei o maior, mas sou o melhor", afirmou, em 1979.
Não é isso que está a acontecer. A excitação permanente, que nos faz saltar de indignação em indignação, confunde tudo numa amálgama desfocada de raiva.
Há poucas coisas tão perfeitas como ser jornalista e tradutor no sítio certo à hora certa em que morre um Estado (URSS) e nasce uma palavra (perestroika). Entrevista de vida ao homem que se desiludiu com o PCP.
Bélgica e Países Baixos, Hungria, França, Japão, Canadá, Inglaterra e EUA são cenários para sete séries de televisão que podem ter passado despercebidas, mas valem muito a pena. Crime, comédia, relações sociais, espionagem e drama com selo de qualidade.
Comecei o Relatório Minoritário pela mão do Miguel Pinheiro, que tinha sido – não desfazendo – um dos meus melhores jornalistas em O Diabo. Desde aí a coluna tornou-se observatório de conflitos.
O medo é a doce pestilência da alma, mas é também um instrumento de sobrevivência. Dá-nos força. Empurra-nos para a frente. Também nos leva a fazer coisas estúpidas.
Nesta terça-feira, confira os aumentos salariais que se traduzem em perdas para os aumentados, o caso do ladrão de manuscritos ou o retorno de uma saga aguardada.
Ainda no que se refere à origem, 70% de todo o bacalhau comido em Portugal é da Noruega e, segundo o NSC, apesar da pandemia de covid-19, "os portugueses não vão abdicar do seu fiel amigo no Natal".