Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
01.08.2021

O príncipe dos pobres

Num País pobre, o transmontano é o príncipe dos pobres. Generoso à mesa, implacável ao negócio, orgulhoso ao amor, e mortal no ciúme.

25.07.2021

Cheira-me

As feromonas são o sinal verde ou vermelho para encontramos companhia, e fazer filhos, que é para isso que aqui estamos. Ou para a simples sobrevivência – odor de comida, proximidade do inimigo.

18.07.2021

Estrelas cadentes

Os multimilionários que cresceram obcecados por Star Trek ou Star Wars sofrem de orfandade: como crianças retiradas à força do útero materno, os seus sonhos em órbita são um regresso a casa.

11.07.2021

Porta-te como um homem

Enquanto existir um único homem que cresça com ideias preconcebidas de como um homem se deve portar, a revolução masculina permanecerá uma vitória de Pirro. E, com ela, todas as outras revoluções não passarão de pequenas revoltas.

04.07.2021

Os campeões do mundo de 2022

A gesta épica de Fernando Santos jamais deverá ser subestimada, até porque a ingratidão e a falta de memória são defeitos tão desagradáveis como a visão de Thibaut Courtois prestes a entrar na sauna. Mas o que é demais é moléstia.

27.06.2021

Elogio ao onanismo

O verdadeiro onanista é um prodígio de concomitância sem sair do sítio. É capaz de presidir à maior câmara do País e, ao mesmo tempo, de avaliar essa presidência (na rádio, na TV, na imprensa escrita).

20.06.2021

Kafka no Campo das Cebolas

Para um funcionário da EMEL, sete minutos são sete séculos – o funcionário da EMEL não obedece ao tempo cartesiano, nem sequer ao espaço-tempo de Einstein.

13.06.2021

Os introvertidos

Os extrovertidos fazem a festa e apanham as canas, mas quem inventou os foguetes e melhor aprecia a sua beleza são os introvertidos. Abordar a vida como os acordes de Kashmir dos Led Zeppelin não é a única forma de a saborear. Existe também a guitarra de Carlos Paredes

06.06.2021

A descida humana

Chappellet, à imagem de Redford durante grande parte da carreira, respira um egocentrismo majestático. É um narciso - um Ronaldo sem as raízes - a trocar o êxtase pela estase. Em Downhill Racer, o actor é um pedaço de mármore. Desafiador mas boçal.

30.05.2021

É só artistas

Os artistas, há muito símbolos de precariedade, viram-se obrigados a entrar em modo de sobrevivência. Nos EUA, onde o mercado é Deus, 90% das salas de concertos e 35% dos museus estão em risco de fechar. E 71% dos músicos perderam 3/4 dos seus rendimentos.

23.05.2021

Cabritar

Cabritar: brincar com os cidadãos, os eleitores e os contribuintes enquanto se mantém uma pose de estadista enfatuado e um discurso de êxito avassalador cujos méritos só os idiotas não enxergam

16.05.2021

Papas na língua

Enquanto não surgir – admite-se que de forma messiânica, mas há sempre esperança – um governo que atribua à língua o mesmo valor estratégico das exportações da agro-indústria, do investimento em I&D e do turismo, a língua portuguesa jamais terá valor universal

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)