Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
14.08.2022

À espera de ser Travolta

Olivia Newton-John foi a primeira mulher que amei, como só aos 11 se ama. Travolta era um grunho, uma montanha de gel. Só gostei dele quando cantou Sandy, tolhido pelo luar, no desespero dos vencidos. Olivia sabia que nós sabíamos, mas a inocência dela, mesmo simulada, era devastadora.

07.08.2022

Dançar com tolos

A tecnologia de recolha de dados para fins comerciais é ubíqua no ecossistema da Internet. De acordo com um relatório da empresa australiana de cibersegurança Internet 2.0 publicado há três semanas, ela torna-se especialmente predatória com os algoritmos do TikTok.

31.07.2022

A vida move-se tão depressa

A vida move-se demasiado depressa para esquecermos a cantiga da escuridão. Já o Céu fica muito longe. Porque os monstros que pressentimos em pesadelos, como o anjo caído de Milton ou o íncubo de Fuselli, têm um rosto familiar: o nosso

24.07.2022

Pensar fora da caixa

A caixa fora da caixa é do tamanho das ilusões, do irrealismo e da megalomania dos que nunca tiveram o rasgo de ser caixeiros-viajantes. Portugueses: por favor comecem a dar uma para a caixa.

17.07.2022

Crescer com Sally Rooney

Em Pessoas Normais, a sombra desse embaraço não os impede de repetirem os mesmos erros ao longo da vida adulta, amando-se para regressarem à infelicidade. Não há tragédia, nem happy ending. Só uma dor doce-amarga e o presente eterno da busca. Como a juventude.

10.07.2022

Ruja, a rainha das criptomoedas

A plateia cheia estava à espera de a receber no habitual vestido de alta-costura, celebrando os 4 mil milhões de dólares já acumulados do novo criptoactivo. Ruja não apareceu. A 25 de Outubro, apanhou um voo da Ryanair de Sófia para Atenas e nunca mais foi vista.

03.07.2022

Um aborto de país

A referência ao fascismo não é descabida: a Alemanha nazi proibia o aborto a todas as arianas, a Itália de Mussolini criminalizava o acesso à contracepção e Franco tornou o aborto um crime contra o Estado.

26.06.2022

A importância dos bons modos

A ausência de empatia é o primeiro sinal de desumanização colectiva, e os comentários virulentos às declarações do antigo líder do PS, quando este assegurou que responderia ao tribunal sobre as suas viagens ao Brasil “caso as perguntas fossem feitas com bons modos”, são lamentáveis.

19.06.2022

Fingir orgasmos

Uma das mulheres a rir-se, foi a princesa Diana. Sentada ao lado de Billy Crystal, sussurrou-lhe que “não me rio mais alto porque estão todos a olhar para mim”. Mais tarde, pediu que a longa-metragem fosse projetada em Buckingham para que ela e as amigas se pudessem divertir à vontade. É a força imortal dos orgasmos falsos.

12.06.2022

O élan de Elon

Elon Musk começou a ganhar dinheiro aos 12 – 500 dólares, com o programa que criou de um videojogo –, aos 16 já era exímio a apostar na Bolsa e, logo que pôde, fugiu da África do Sul para escapar à tropa.

05.06.2022

O estado natural das coisas

Para muitos dos que viveram 1982, o sonho do futebol continua nos pés de Falcão, finta de corpo enganando meia squadra azzura, os braços verde-amarelos abertos ao sol do Mediterrâneo, feliz por nós, as crianças da ordem natural das coisas.

29.05.2022

A Doutora Varela

Semana após semana, a doutora Varela desafia o bom senso como um cego que jura ler o Ulisses de Joyce sem recurso ao braille. Será que não se arranja uma coleta para que a doutora Varela vá envelhecer de bicicleta para a Alemanha?

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana