Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
10.10.2021

Um beliche no Belize

O dar de frosques do senhor Rendeiro com 19 anos de prisão efectiva no bucho é como uma fuga de gás: desagradável, dispendioso e mais habitual do que gostaríamos de admitir.

03.10.2021

A húbris é uma cabra

Quem sufocou Fernando Medina no Tejo não foi Carlos Moedas, foi a húbris. A húbris da boquinha sobranceira de Medina, do urbanismo predatório oposto aos ideais que diz adoçarem-lhe os lábios, da “mobilidade alternativa” para inglês ver, da habitação jovem por entregar.

26.09.2021

Ministério da Propagação da Virtude

O novel Ministério da Propagação da Virtude nacional será dirigido por Eduardo Cabrita, reconhecido especialista em polícias, prevenção rodoviária e livros do Tintim prontos a incinerar.

19.09.2021

O valor de um Da Vinci

Em última análise, o valor quantitativo de uma obra-prima – ou de um intragável desastre – depende apenas e só do cheque que alguém está disposto a pagar por ela.

12.09.2021

Um tripeiro no Terreiro do Paço

Quando há 27 anos parti para Lisboa, o Porto ainda era uma aldeia grande com demasiados macaquinhos no sótão. Mas a cidade renovou as fachadas, temperou os preconceitos e refrescou a mente. Hoje, a qualidade de vida portuense é, em quase todos os parâmetros, superior à de Lisboa.

05.09.2021

Corvo branco, pássaro negro

Onde termina McCartney e onde começa Lennon? Depois de ouvirmos outra vez Eleanor Rigby ou Strawberry Fields Forever, não interessa. Em McCartney 3,2,1, talvez seja mais importante saber que o quinto Beatle não era George Martin. Era o acaso.

29.08.2021

O racismo contra os brancos

É pouco higiénico invejar alguém que adora grelhar-se diariamente das 10h às 16h sob 42 graus de inferno. Fiquem pois com a pele dourada e o sorriso de marfim no Instagram. Adivinhem quem terá pele de bebé até aos 90?

22.08.2021

Ler é o pior remédio

A leitura tira-nos tempo e inclinação para todas as coisas maravilhosas que podemos fazer à beira-mar, como dormir (à sombra). Ler é um desporto de interiores, uma estranha chaise-longue num jardim de Inverno que contraria a modorra e nos leva a querer mudar o mundo.

15.08.2021

Vermelho

O calor inerente ao espectro óptico do vermelho é sinónimo de altas temperaturas, mas a cor mais correcta a associar ao Verão é o amarelo, do sol, da areia molhada e da energia ilimitada da juventude – o Verão é para os adolescentes, nós somos apenas espectadores da sua sede.

08.08.2021

À procura de Tuesday Weld

Antes de completar os 13, Tuesday, de rosto núbil digno de um Rafael, mas capaz das sugestões perversas de Goya, era alcoólica, sofrera um esgotamento nervoso e ensaiara o suicídio. Safou-se, mas a sobrevivência tornou-a mais irrequieta.

01.08.2021

O príncipe dos pobres

Num País pobre, o transmontano é o príncipe dos pobres. Generoso à mesa, implacável ao negócio, orgulhoso ao amor, e mortal no ciúme.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)