Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
23.01.2022

A razão de ouro

Seja Deus artista, matemático ou ex-agente de manequins para a Victoria’s Secret, serão os efeitos da gravidade no comum dos mortais a prova do seu sentido de humor?

16.01.2022

A fauna dos debates

António Costa é um primata de grande porte e Rui Rio um tubarão-branco capaz de manobras de dissimulação que o transformam em golfinho sorridente.

09.01.2022

João Paulo

A mesa era o seu escritório, o ateliê, quartel-general. Um tronco robusto de ideias em ramos com colmeia. Para o João Paulo, qualquer editora, mostra, salão, festival, álbum, livro, prosa ou poesia só fazia sentido se polinizada por um enxame de criadores.

02.01.2022

O fim do princípio

Graças ao espelho de 6,5 metros e 18 hexágonos de berílio revestidos a oiro do James Webb, cem vezes mais potente do que o do Hubble, olharemos então para o fim do princípio, buscando um padrão - um sentido.

26.12.2021

Ricas prendas

Aqui ficam grandes filmes e livros como oferenda natalícia aos homens e mulheres que protagonizaram a vida pública nacional em 2021. Titanic vai para Fernando Medina. E Sozinho em Casa para Carlos Moedas.

19.12.2021

Toda a gente aqui te quer

Com um único álbum de originais editado em vida, Grace, Jeff Buckley é o anjo Gabriel dos crooners. Tudo em que tocava a voz de querubim virava oiro.

12.12.2021

Quilómetro 77

Setenta e sete vezes Cabrita claudicou, 77 vezes Costa elogiou. As legislativas estão marcadas para 30 de Janeiro. Para muitos eleitores, Costa, pela consideração e amizade que Cabrita lhe merece, ainda não saiu do quilómetro 77.

05.12.2021

Geração suicida

Os que têm hoje entre 15 e 34 anos não vivem. Sobrevivem. O peso também recai nos ombros dos seus pais: estes são os primeiros da sua condição a perceber que os filhos terão pior presente e menos futuro do que eles tiveram.

28.11.2021

Nos tornozelos de gigantes

DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.

21.11.2021

Fernando Santos: um adeus português

A culpa é o eixo da esfera judaico-cristã que Santos traz ao peito como um globo de cilícios. Ele é o único culpado de transformar o vinho de Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias e João Cancelo em água-pé. É quase impossível reduzir o génio destes rapazes a poeira, mas este Santos faz milagres

14.11.2021

O evangelho de Jorge Jesus

E JJ os abençoou, e lhes disse: cresçainde em técnica individual e multiplicainde-vos nas bolas paradas. E viu JJ tudo quanto tinha feito, e era tão bom que nem 10 Mourinhos de 2004 ou 20 Guardiolas em 4-3-3 losango. E ao sétimo dia descansou sobre 3,5 milhões de euros de indemnização.

07.11.2021

Instintos de extintos

Para os que gostam de colocar Portugal na alvorada do progresso, é curioso saber que o primeiro-ministro não comparecerá em Glasgow, pois não tem tempo para cuidar do tempo. Em análises à água, percebeu-se que os peixes algarvios já nadam entre plásticos e tomam Prozac e Brufen, cujos resíduos no oceano comprovam a nossa neura

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana