Sábado – Pense por si

Meia dúzia de frases

Como calar André Ventura

Se André Ventura estivesse disposto a combater a insegurança das mulheres ou a criminalidade, teria, no seu discurso, de ter a hombridade – a decência, a cabecinha – de se perguntar por que raio é que aos homens tudo parece permitido. Ele incluído, ou ele em primeiro lugar, uma vez que parece viver na redoma do homem branco medíocre.

Eduardo Dâmaso

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

Cuidados intensivos

Objectos de culto

À última hora, os socialistas lá recuaram na proposta de lei que criminalizava a discriminação e o incitamento ao ódio devido a “convicções políticas e ideológicas”. Mas fê-lo por razões de calendário, não por um abnegado amor à liberdade.

Sofia Parissi

Da história às paisagens, pelos Caminhos de Santiago

Todos os anos milhares de peregrinos percorrem os Caminhos de Santiago do Centro de Portugal, passando por regiões como Tomar, Coimbra, Viseu e Guarda. Fomos explorar o percurso e perceber os motivos.

cuidados intensivos

Virgens ofendidas

Eis a primeira regra da política portuguesa: quando o PS perde e depois consegue formar governo, como em 2015, isso é considerado uma vitória retumbante. Quando o PSD e o CDS vencem e, ainda por cima, conseguem formar governo, isso é uma “derrota simbólica”.

Marco Alves

O que será disto depois da Jornada Mundial da Juventude?

Em Lisboa espera-se uma área de concertos para 100 mil pessoas. Em Loures, um parque verde de lazer. Fica a incógnita no terreno da Galp, que o cedeu gratuitamente para o evento, mas onde pode nascer agora um projeto imobiliário de milhões.

Raquel Lito

JMJ. Dormidas em ginásio, duches no recreio e opções vegan

Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)