Sábado – Pense por si

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Eduardo Dâmaso , Teófilo Santiago 15 de maio de 2024 às 23:00

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

Escrito pelo jornalista Eduardo Dâmaso e pelo investigador Teófilo Santiago, o livro Insubmisso, Memórias de um Polícia, tem vários capítulos sobre as polémicas escutas telefónicas em que foi apanhado José Sócrates – inclusive as destruídas por ordem do Supremo Tribunal de Justiça –, as pressões da direção da PJ, a fuga de informação e a estratégia de manipulação montada no PS com a ajuda de António Costa, Augusto Santos Silva e Ferro Rodrigues. Em desespero, o investigador reconhece que mandou um emissário ao Presidente da República Cavaco Silva.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro