Sábado – Pense por si

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Eduardo Dâmaso , Teófilo Santiago 15 de maio de 2024 às 23:00

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

Escrito pelo jornalista Eduardo Dâmaso e pelo investigador Teófilo Santiago, o livro Insubmisso, Memórias de um Polícia, tem vários capítulos sobre as polémicas escutas telefónicas em que foi apanhado José Sócrates – inclusive as destruídas por ordem do Supremo Tribunal de Justiça –, as pressões da direção da PJ, a fuga de informação e a estratégia de manipulação montada no PS com a ajuda de António Costa, Augusto Santos Silva e Ferro Rodrigues. Em desespero, o investigador reconhece que mandou um emissário ao Presidente da República Cavaco Silva.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.