Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
13 de janeiro de 2024 às 18:00

Sai da frente

Pedro Nuno Santos, que alguns apresentam por aí como uma brisa de modernidade, esteve a dormir na segunda metade do século XX – e, quando o acordaram, ele acreditou genuinamente que ainda estava na primeira metade.

UMA PESSOA OUVE O DISCURSO de Pedro Nuno Santos no encerramento do congresso do PS e pensa: os socialistas suecos acabaram com a planificação económica na década de 30 (do século passado); os socialistas alemães, em finais da década de 50; os trabalhistas ingleses tentaram no mesmo período (com Hugh Gaitskell), mas a coisa só aconteceu com Tony Blair, que enterrou a famosa cláusula IV da constituição do partido que defendia a propriedade colectiva dos meios de produção. Motivos?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.