Sábado – Pense por si

Haverá tempo para evitar o teste russo?

A Europa reagiu e tem um plano ambicioso para se preparar para a ameaça russa. Mas precisa de tempo e ninguém sabe se, até lá, os EUA de Trump vão continuar a protegê-la. Até agora, da Casa Branca e do Kremlin, vemos uma vontade comum de nos dividir e enfraquecer. Ignorar ou desvalorizar não é prudente.

Editorial

O mundo à espera de Donald Trump

O que vai fazer Trump em relação à Ucrânia e ao Médio Oriente? Como vai conter a China, lidar com o Irão, a Coreia do Norte ou a Síria? Ninguém sabe exatamente. Mas o facto de o mundo estar em suspenso à espera da sua tomada de posse indica que o poder americano está longe do declínio.

Rita Rato Nunes

Prova de aferição aos novos deputados

A leitura do regimento da Assembleia da República vai mais adiantada nuns casos do que noutros. Ninguém sabe exatamente quantos deputados podem convocar uma comissão de inquérito protestativa, mas (quase) todos têm na ponta da língua o que derruba um governo.

Urbanista

Um país que é para (algumas) pessoas

Bancos, gasolineiras e outras grandes corporações seguem impunes, offshores continuam off radar e ninguém sabe muito bem onde isto vai parar. Desculpam-se com o contexto internacional - que é sério e tem influência - mas não chega para explicar um país que leva as negociações com os trabalhadores ao limite do inaceitável.

Vanda Marques

Os grandes mistérios da vida e morte de Jesus

Um construtor que não tolerava injustiças e que se transformou em mestre, sem saber ler. Dos 13 aos 29 anos ninguém sabe o que fez e há quem defenda que foi casado. Morreu depois de 18 horas de agonia, e dois mil anos mais tarde é uma das figuras mais procuradas pela arqueologia.

Sara Capelo

Como Trump prepara o regresso

Golpe eleitoral? Tomada do cargo de presidente da Câmara dos Representantes? Ninguém sabe ao certo o que será, exceto que ele anda por aí e até vai ter uma rede social.

Susana Lúcio

Suplementos. Quando um chá pode provocar a morte

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas sofreram lesões no fígado provocadas por produtos que pensavam serem inofensivos, vendidos em farmácias e supermercados. A maioria não tem sintomas, outras têm de ser sujeitas a um transplante.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente