Sábado – Pense por si

Prova de aferição aos novos deputados

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 03 de abril de 2024 às 23:00

A leitura do regimento da Assembleia da República vai mais adiantada nuns casos do que noutros. Ninguém sabe exatamente quantos deputados podem convocar uma comissão de inquérito protestativa, mas (quase) todos têm na ponta da língua o que derruba um governo.

As escolas denunciaram, no ano passado, falta de condições técnicas para realizar as provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos. Já na Assembleia da República não se revelou muito mais fácil testar os conhecimentos dos novos deputados sobre o cargo que vão exercer. Entre as quase três dezenas de contactos feitos pela SÁBADO, apenas cinco deputados das bancadas do PSD, PS e da IL aceitaram o desafio de responder a um inquérito com oito perguntas sobre o funcionamento da legislatura e outras generalidades políticas. E, mesmo assim, na condição de não serem identificados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.