Sábado – Pense por si

Revista Sábado investiga negócios de Ricardo Machado, cunhado do ministro Leitão Amaro, em Angola
Carlos Rodrigues Lima

A teia de negócios do cunhado do ministro Leitão Amaro

Em quatro anos, Ricardo Leitão Machado amealhou 450 milhões em Angola. A procuradoria deste país pretende que o empresário, cunhado do ministro António Leitão Amaro, seja constituído arguido por burla qualificada devido aos negócios que realizou. Um tribunal americano deu como provado o seu envolvimento em corrupção de dois quadros da gigante General Eletric. O Millenium BCP deixou-lhe fugir 5 milhões de euros. Documentos a que a SÁBADO teve acesso revelam os contornos dos negócios, as suspeitas de falsificação no Photoshop e a mão invisível da família Dos Santos.

Trump anunciou novo presidente da Fed: 'Jornal de Negócios' analisa o perfil do sucessor de Powell

Trump anunciou novo presidente da Fed: 'Jornal de Negócios' analisa o perfil do sucessor de Powell

Depois de terem sido considerados mais de uma dezena de nomes, a opção do Presidente dos EUA acabou por incidir num antigo governador da Reserva Federal, com um perfil mais "hawkish" que parece não ser coincidente com o que Trump pretende para o cargo: favorecer a descida das taxas de juro. O jornalista do Negócios, Diogo Mendo Fernandes, analisa a escolha de Kevin Warsh para sucessor de Jerome Powell na liderança do banco central, caso seja aprovado na necessária confirmação pelo Senado.

Um clássico natalício, "O Amor Acontece" vai passar na SIC neste Natal
Mariana Taborda com Gonçalo Correia

Natal em zapping: o que estará a dar na televisão?

"Sozinho em Casa", claro, mas também "O Amor Acontece", "Pôr do Sol", The Voice, "Frozen" e Secret Story: eis o que vai poder ver na televisão nos dias 24 e 25 de dezembro.

O divórcio das nações

A ordem mundial está em colapso porque os EUA abdicaram de liderança global baseada no multilateralismo e passaram a preferir o jogo dos Grandes Poderes. A Europa passa a estar num triplo risco externo, entre a ameaça russa, a competição chinesa e a imprevisibilidade de Trump. Nos EUA, o "Plano" para tomar o poder ideológico teve modelo estruturado previamente. Morin, nas 16 lições expostas, em livro bem nos avisa: "O progresso material não é acompanhado por qualquer progresso moral".

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente