Sair de casa dos pais, outra vez
29 de maioJuliana Nogueira Santos

Sair de casa dos pais, outra vez

No confinamento, foram vários os motivos que levaram os filhos a voltar a viver com os pais. Mas será fácil regressar à independência?

O pântano corporativo

Os meios corporativos, todos sabemos, são hostis à extravagância dos indivíduos que insistem em manter o sentido da sua independência e que não andam de cócoras, que não pedem esmola à porta dos donos do dinheiro e não frequentem os saraus e as mesas dos grandes senhores.

Minari: o sonho da independência
14 de maio

Minari: o sonho da independência

Conheça o filme coreano nomeado a seis Óscares, e vencedor de Melhor Atriz Secundária, que estreia esta semana em Portugal

Paulo Flores: 'Em cada batida celebramos uma tristeza'
04 de maioPedro Henrique Miranda

Paulo Flores: "Em cada batida celebramos uma tristeza"

Paulo Flores cansou-se de cantar músicas alegres: no seu novo disco, Independência, em que reflete sobre o estado de Angola 45 anos depois, prefere celebrar a triste cadência que só o seu país tem.

Guerra Colonial. Os apelos que ficaram sem resposta
03 de maioAntónio Luís Marinho

Guerra Colonial. Os apelos que ficaram sem resposta

Os últimos anos antes do início da guerra em Angola, na Guiné e em Moçambique foram de intensa actividade diplomática por parte dos movimentos nacionalistas, tentando seguir a via do diálogo, evitando assim um conflito armado.

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração
22 de fevereiroAntónio Luís Marinho

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração

Há 60 anos, o assalto às prisões de Luanda falhou, mas tornou-se o símbolo do arranque da luta pela independência. A SÁBADO conta-lhe episódios desconhecidos, as superstições e os segredos dos preparativos. Parte 1.

O moralista

Nómadas do império

Não se trata da “hora mágica”, xamânica, de Terrence Malick (não há aqui tempo para epifanias); ou do céu de Turner, tingido de um laranja apocalíptico (não há aqui espaço para o luxo do fatalismo). Nomadland é um filme de uma intransigente independência

Partido que suspeitou de juíza condenado por litigância de má-fé
19 de fevereiroMargarida Davim

Partido que suspeitou de juíza condenado por litigância de má-fé

O Juntos Pelo Povo (JPP) da Maia pôs em causa a independência de uma juíza por ser irmã de um ex-vereador do PSD. O incidente de suspeição foi recusado e, agora, é o Supremo Tribunal Administrativo que condena o partido por litigância de má-fé.

Harry e Meghan vão deixar as redes sociais
10 de janeiroLusa

Harry e Meghan vão deixar as redes sociais

Depois de renunciarem às funções na realeza do Reino Unido e de conseguirem "independência financeira", duques de Sussex vão deixar as redes sociais após ataques que sofreram desde que se casaram.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)