Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Empresa de deputado do Chega declarada insolvente

Tribunal de Castelo Branco proferiu uma sentença de declaração de insolvência à Rjbn-Transportes, empresa do deputado João Ribeiro. Parlamentar chegou a acordo de pagamento, entretanto. Desde crimes informáticos até dívidas, esta é a (longa) lista da difícil relação dos deputados com a Justiça.

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

Caderno de significados

A regra da impunidade

Em 50 anos de democracia, as palavras mágicas para descodificar e entender a raiz do problema da corrupção em Portugal têm sido: fundos comunitários; perdões fiscais; faturas falsas; obras públicas e prescrições dos processos judiciais. Mas já não chega.

André Almeida Santos

"Bookie", uma série nova com boas "odds" de sucesso

E se o criador de "A Teoria do Big Bang" e "O Método Kominsky" fizesse uma série sobre a vida de um corretor de apostas num momento de viragem do mundo do jogo na Califórnia? Eis "Bookie" (HBO).

Bruno Faria Lopes

Operação Influencer: o que é o centro de Sines de que todos falam

O megainvestimento sonhado e executado por Afonso Salema albergará milhares de máquinas das empresas de que somos clientes, mas ainda está no início – e em risco. Dos 3,5 mil milhões de euros potenciais até 2028 foram investidos até agora menos de 200 milhões.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana