Sábado – Pense por si

Cooperativas Elétricas. As vilas onde os gigantes da eletricidade ficam à porta

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 21 de agosto de 2024 às 23:00

Trocam o lucro por ajuda aos vizinhos: há dez cooperativas elétricas no País, quase centenárias, que resistiram ao tempo e aos grandes do setor.

Há listas de candidatos, escrevem-se manifestos, distribuem-se panfletos nos clubes e nos dois cafés e bate-se porta a porta para convencer os vizinhos. De quatro em quatro anos, a vila de Roriz, no concelho de Santo Tirso, monta uma campanha eleitoral para eleger… a direção da cooperativa elétrica. São os vizinhos, quase todos sócios nesta cooperativa, que escolhem quem toma as decisões sobre a eletricidade que lhes entra em casa e que ilumina as poucas ruas da freguesia. O atual presidente, Dário Lima, é também o dono da papelaria de S. Martinho do Campo, pois a liderança sai sempre da comunidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.