Sábado – Pense por si

A Vida Luminosa
Tiago Neto

João Rosas, um cineasta do presente

Na obra do realizador português, a cidade é mais do que pano de fundo: é mapa e matéria viva. “A Vida Luminosa”, a sua primeira longa-metragem de ficção, confirma-o.

Talvez crónica

O que é urgente é saber esperar

Esperamos, e ao esperarmos entendemos melhor o que temos pela frente, no horizonte. A urgência do mundo é uma corda que se aperta lentamente à volta do nosso pescoço. O que precisamos é de um catavento, e da paciência para vê-lo girar até que o sopro decida para onde quer apontar. A pressa que fique com quem a tem. O que é urgente é saber esperar.

Talvez crónica

Carta de amor do Mal

Andam aí muitas liberdades e já sabemos no que é que isso dá, a dizeres frases feitas na assembleia, de joelhos na braguilha do populismo, a chupar aquilo tudo até ao fundo da garganta, com o populismo todo enfiado na boca.

Margarida Davim

O que esperar de Passos Coelho? Para já está a escrever um livro

Pedro Passos Coelho vai publicar a sua versão dos anos da troika, mas ainda não tem data para a edição. Entre os próximos recusa-se a ideia de que o ex-primeiro-ministro esteja a lançar uma candidatura a Belém, como se especulou depois das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas tudo vai depender da análise política que Passos fará mais à frente.

O fio da memória

Julgo, modéstia à parte, que cumprimos integralmente a missão. Mas tudo tem um fim e esta é a nossa última crónica. O nosso reinado sobre estas duas páginas termina aqui.

Sónia Bento

Tim: “Nunca me deu para experimentar drogas pesadas”

Aos 13 anos, aprendeu a tocar guitarra sozinho. Aos 18, entrou para os Beijinhos e Parabéns, que depois mudou o nome para Xutos&Pontapés. Agora, a maior banda portuguesa de rock comemora 35 anos do disco Circo de Feras com uma série de concertos, em Lisboa.

Catavento

Sem precisar de movimentos bruscos, a câmara de Rosas exprime com vivacidade as oscilações e ambivalências de uma nova geração que deseja e teme, simultaneamente, entrar na idade adulta.

Justamente

A morte de uma menina

Ao certo nada mais se sabe. Tudo o que se vai ouvindo ou lendo não passa de especulação e não é mais do que o típico "diz que disse", ouvido por aí, no café, na mercearia do bairro ou no meio da rua, tão habitual neste tipo de situações.

Notas da semana de Marques Mendes

As notas da semana de Luís Marques Mendes, que servem de base ao comentário na SIC. Esta semana fala da economia, do Governo de António Costa, do acordo com os professores e de Angola.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30