Carla Oliveira
Carla Oliveira
Justamente

A Eterna Greve?

Os tribunais já estão à beira do precipício. Esperemos que os responsáveis acordem a tempo de evitar a queda. Acabar com a eterna greve deveria ser uma prioridade. Os funcionários judiciais estão determinados. E têm razão.  

Justamente

A Portaria

Ainda pior do que tudo isso, é a insistência do Ministério da Justiça em aplicar de imediato uma Portaria que exige mecanismos que não estão prontos e que sabe que vai causar constrangimentos muito graves nos Tribunais. Pior do que errar é não o reconhecer nem corrigir o que está mal.  

Justamente

As crianças que todos querem

Estes pais esquecem-se de que os seus comportamentos e palavras têm consequências sérias na vida dos filhos. Como pode uma criança ou jovem sentir-se seguro quando as pessoas mais importantes das suas vidas discutem violentamente à sua frente, ou se ouve comentários depreciativos sobre uma das pessoas em quem deve confiar e que sabe que é aquela que, acima de todas as outras, a deve proteger?

Justamente

Testemunha

Ser testemunha é não só um dever cívico como também uma obrigação legal. A testemunha não se pode recusar a depor exceto em casos muito limitados e especialmente previstos na lei. E, fora destes casos, a recusa constitui crime.   

Justamente

O que se passa com os nossos jovens?

A empatia pelo outro está a desaparecer e em seu lugar aumentou a concorrência interpessoal, muitas vezes feroz, com cada um a querer ser melhor – seja lá isso o que for – do que o outro. O ódio gratuito e descabido tomou conta das redes sociais e da vida real, gerando ansiedade e até receio de cada um viver com as suas escolhas.

Justamente

Os Meus Natais

Enche-me o coração ouvir as "minhas crianças" falarem e contarem histórias da bisavó que nunca conheceram. Do carinho que têm por ela. E relatarem, como se fosse recordação própria, histórias de Natais em que ainda não tinham nascido.

Justamente

MEDEL

Ter um magistrado português a presidir uma organização internacional é prestigiante e revelador da credibilidade do nosso judiciário.

Justamente

Do outro lado da bancada

O entrar na sala de audiências é sempre um desconforto. Para todos, sobretudo aqueles que nunca lá foram. Mas o juiz cidadão, quando entra, vê a sala ao contrário. É como se nunca lá tivesse entrado.

Justamente

Pelo Mundo

São frequentes as ameaças e pressões sobre os magistrados e seus familiares (quer juízes, quer procuradores) e são comuns os ataques físicos, tendo já ocorrido mortes, por questões relativas ao exercício da sua profissão, sem que os governos se preocupem em, de algum modo, manter a sua segurança. São os casos, entre muitos outros, do Equador onde já se verificaram mortes de magistrados neste contexto e da Colômbia.  

Justamente

O retorno

A questão dos megaprocessos e da criminalidade financeira, da demora na sua resolução e na descrença na justiça que essa demora provoca junto da comunidade é outro assunto inevitável e que surge de tempos a tempos. E, também nesta matéria, se têm avançado inúmeras soluções aptas a pelo menos diminuir essas demoras.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana