BCE mantém juros da Zona Euro em 2%
A decisão tomada pelo grupo liderado por Christine Lagarde era esperada pelo mercado, apesar dos riscos associados à valorização do euro.
A decisão tomada pelo grupo liderado por Christine Lagarde era esperada pelo mercado, apesar dos riscos associados à valorização do euro.
Um dos melhores ciclos económicos na nossa democracia convive com a ascensão da direita radical populista. Parece um contrassenso, mas não é.
Governador do banco central da Croácia, Boris Vujcic, será o número dois de Christine Lagarde, com o leste europeu a ganhar assim um lugar na comissão executiva da autoridade monetária do euro.
O ministro das Finanças, Miranda Sarmento, diz que "há linhas que não se ultrapassam", como a da soberania.
Meta do BCE, de alcançar os 2% de inflação, foi mesmo ultrapassada no último mês do ano. Sem os preços da energia e da comida não processada, bens cujo valor é mais volátil, a inflação foi de 2,3%.
Luis de Guindos, o atual 'vice', termina o mandato no final de maio.
Não faltam mordomias: piscinas aquecidas, spas, segurança 24 horas. As mensalidades dos condomínios disparam na mesma medida, até aos €3.000, que poucos portugueses podem pagar. Brasileiros e norte-americanos dominam a procura. E há quem viva em antigos cinemas e sedes de jornais, convertidos em habitação de luxo com concierges.
Hungria lidera aumentos entre os estados membros segundo os dados do Eurostat.
Mário Centeno já disse estar disponível.
Centeno anunciou a sua disponibilidade e disse que foi incentivado por contactos europeus mantidos durante o tempo em que foi governador do BdP.
Meta do BCE foi alcançada no último mês do ano. Sem os preços da energia e da comida não processada, bens cujo valor é mais volátil, a inflação foi de 2,3%.
Portugal já desceu seis posições entre os países da Zona Euro desde o início do ano e tem a terceira taxa de juro média das novas operações de empréstimos à habitação mais baixa. Fixou-se em 2,82% em novembro.
Tudo demora tempo. Tudo custa muito dinheiro. Tudo é disperso pelo território e por centenas, senão mesmo milhares de agentes, entre Estado, autarquias e privados, que tornam qualquer processo de transformação ainda mais lento e custoso.
Os multibancos na Bulgária começaram, esta quinta-feira, a emitir notas de euro, assinalando a entrada do país na zona euro como o 21.º Estado-membro. A moeda nacional, o lev, continua a circular durante o mês de janeiro, mas o troco já é dado exclusivamente em euros.
Quase 20 anos após a sua adesão à União Europeia.
O país prepara-se para eleger o oitavo Governo desde 2021 e vê-se a braços com campanhas de desinformação russas que têm minado a confiança na moeda única europeia.