NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Meta do BCE, de alcançar os 2% de inflação, foi mesmo ultrapassada no último mês do ano. Sem os preços da energia e da comida não processada, bens cujo valor é mais volátil, a inflação foi de 2,3%.
Excluindo apenas a energia, a inflação foi de 2,3% no grupo de 20 países que partilha a moeda única (em dezembro a Bulgária ainda não se tinha juntado ao Euro), e excluindo também a comida não processada, o valor foi de 2,3%. Esta é a chamada inflação subjacente (core), que exclui os preços de produtos mais voláteis.
Segundo a análise do Eurostat, as subidas nos preços em dezembro vieram sobretudo do setor dos serviços (aumento de 3,4%) e da comida, álcool e tabaco (aumento de 2,5%), enquanto o preço dos bens energéticos recuou 1,9% e o dos bens industriais não energéticos avançou 0,4%.
Já o índice de preços harmonizados no consumidor (IPHC) da União Europeia, conjunto de 27 países, foi de 2,3% em dezembro, ficando abaixo dos 2,4% registados em novembro de 2025. Na variação homóloga registou-se um decréscimo de 0,3 pontos percentuais (tinha sido de 2,7% em dezembro de 2024).
Em dezembro, a Roménia (8,6%), Eslováquia (4,1%) e Estónia (4,0%) registaram as maiores subidas nos preços no consumidor. Chipre (0,1%), França (0,7%) e Itália (,12%) registaram as menores subidas
O valor da inflação na Zona Euro termina assim o ano abaixo dos 2%, que é a meta traçada pelo Banco Central Europeu (BCE) para este indicador económico.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.