Presidente recebeu um responsável pela Web Summit e representantes das mais de 60 empresas portuguesas que vão participar nesta cimeira mundial de tecnologia e inovação, em Novembro
Web Summit. Marcelo fala em oportunidade para acelerar mudança
O Presidente da República elogiou o Governo pelo apoio às start-ups, em particular o secretário de Estado João Vasconcelos, e considerou que a cimeira Web Summit é uma oportunidade para acelerar a mudança na economia portuguesa.
Estela Silva/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, no Palácio de Belém, numa audiência colectiva, um responsável pela Web Summit e representantes das mais de 60 empresas portuguesas que vão participar naquela cimeira mundial de tecnologia e inovação, em Novembro, em Lisboa.
Ao longo deste encontro, o Presidente da República recebeu vários presentes, o último dos quais foi uma impressora 3D que o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, lhe entregou em nome de todas as start-ups portuguesas, num momento que provocou risos. "Eu acho que dá para imprimir quase tudo", informou o secretário de Estado. "É possível ter um Governo aí também? Não?", perguntou então Marcelo Rebelo de Sousa. João Vasconcelos respondeu-lhe que a impressora 3D "imprime várias geringonças".
O secretário de Estado da Indústria esteve nesta iniciativa sentado junto aos empresários, a maioria jovens, que o chefe de Estado quis "ouvir e aprender" sobre os seus projectos, que no seu entender são parte de "uma revolução silenciosa" em Portugal. "As coisas estão a mudar. Isto começou há dez, cinco anos. A Web Summit é uma oportunidade única para acelerar esta mudança", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.
Com os representantes das start-ups dispostos em círculo à sua volta, o Presidente pediu-lhes que falassem "muito informalmente" e ouviu palavras de orgulho na qualidade da tecnologia nacional e de expectativa no regresso da recente emigração, mas também queixas sobre o nível de impostos.
No final, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se aos jovens empresários portugueses e salientou o papel de João Vasconcelos, que antes de assumir funções no Governo esteve à frente da associação Startup Lisboa.
"Tenho de elogiar o Governo, porque este secretário de Estado vive no vosso mundo e sente exactamente o que vocês sentem", disse o Presidente da República. "Eu estou a dar o meu melhor para sentir o que vocês sentem", completou.
Marcelo Rebelo de Sousa desejou a todos "boa sorte para a Web Summit" e sugeriu que poderá também dedicar-se à inovação quando terminar o seu mandato: "Terei 72 anos, ainda a tempo de pensar numa start-up, por que não?".
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.