Sábado – Pense por si

Vive em Odivelas e tem três filhos: Quem é o homem que matou duas mulheres no Centro Ismaelita

Atacante de nacionalidade afegã foi neutralizado pela polícia e está hospitalizado.

O homem de nacionalidade afegã que matou duas mulheres e feriu gravemente um professor nas instalações do Centro Ismaelita em Lisboa, na manhã desta terça-feira, vive em Odivelas e tem três filhos menores, de quatro, sete e nove anos de idade.

Ataque ao Centro Ismaelita em Lisboa
Ataque ao Centro Ismaelita em Lisboa

O agressor, de 40 anos, está em Portugal há cerca de um ano. Ao que oCMapurou, a mulher do atacante morreu num campo de refugiados.

O homem está a ter aulas de português no Centro Ismaelita de Lisboa e também recebia apoio alimentar desse centro. O ministro da Administração Interna informou que o agressor era "beneficiário de estatuto de proteção".

O afegão chegou a Portugal com os três filhos no âmbito do lote de refugiados que Portugal aceitou receber, após a queda do regime Taliban, em finais de 2021. Foi-lhe atribuído documento de proteção e asilo, para o mesmo e os três filhos menores, que tem validade até 13 de dezembro de 2026.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.