Sábado – Pense por si

Vive em Odivelas e tem três filhos: Quem é o homem que matou duas mulheres no Centro Ismaelita

Atacante de nacionalidade afegã foi neutralizado pela polícia e está hospitalizado.

O homem de nacionalidade afegã que matou duas mulheres e feriu gravemente um professor nas instalações do Centro Ismaelita em Lisboa, na manhã desta terça-feira, vive em Odivelas e tem três filhos menores, de quatro, sete e nove anos de idade.

Ataque ao Centro Ismaelita em Lisboa
Ataque ao Centro Ismaelita em Lisboa

O agressor, de 40 anos, está em Portugal há cerca de um ano. Ao que oCMapurou, a mulher do atacante morreu num campo de refugiados.

O homem está a ter aulas de português no Centro Ismaelita de Lisboa e também recebia apoio alimentar desse centro. O ministro da Administração Interna informou que o agressor era "beneficiário de estatuto de proteção".

O afegão chegou a Portugal com os três filhos no âmbito do lote de refugiados que Portugal aceitou receber, após a queda do regime Taliban, em finais de 2021. Foi-lhe atribuído documento de proteção e asilo, para o mesmo e os três filhos menores, que tem validade até 13 de dezembro de 2026.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.