O IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA) avança que cinco concelhos dos distritos de Castelo Branco e Viseu, e sete de Coimbra e Guarda, além de Monchique, em Faro, encontram-se com risco Máximo de incêndio.
O restante mapa de Portugal continental encontra-se pintado a vermelho - cor que significa risco Muito Elevado e a laranja (risco Elevado) sendo apenas sete os concelhos que se encontram com risco Moderado - O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para esta segunda-feira o IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã.
O vento soprará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e de nordeste nas terras altas a partir do final da tarde. O Instituto prevê ainda uma pequena subida de temperatura.
Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, descida da temperatura do ar, e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes na madrugada e manhã, com possibilidade de trovoadas.
Já para a Madeira, o Instituto prevê períodos de céu muito nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante norte.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.