Sábado – Pense por si

Urgências pediátricas entupidas devido a gripes

Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, atendeu 400 crianças num só dia. Maior parte dos episódios de urgência poderiam ser evitados, alertam médicos.

Os maiores serviços de urgências pediátricas do país estão a atender, em média, mais 100 crianças diariamente, avança o jornal Público esta quarta-feira. De acordo com o diário, o Hospital Dona Estefânia já chegou a atender 400 crianças num só dia e o São João atingiu este mês um pico de 350 entradas. No resto do país, a situação é semelhante.

Os serviços de urgência hospitalar estão agora a sentir as consequências de uma epidemia da gripe fora de época, de infeções de covid-19, de alergias e outras patologias. De acordo com os médicos ouvidos pelo Público, existem sobretudo casos de gripe A.

Os especialistas referem ainda que a situação nas urgências pediátricas é semelhante ao cenário que se vive nas urgências de adultos. No entanto, a urgência de adultos "tem mais médicos", o que revela um desgaste mais acentuado nos médicos pediatras, explicou o médico Gonçalo Cordeiro Ferreira.

Coordenadores hospitalares falam ainda da existência de acumulação de idas ao hospital que podiam ser evitadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!